Macrófita Aguapé

Quem nunca observou em cima de lagos ou rios as lindas paisagens que as plantas aquáticas formam? Estas plantas são conhecidas como macrófitas ou popularmente “marrequinhas” e são responsáveis por atuar como fonte de alimento para algumas espécies, além de filtrar poluentes. Porém, quando em excesso podem prejudicar a vida dos seres vivos presentes naquelas águas.

O aumento da poluição em determinado local, como dejetos oriundos do esgoto doméstico e de animais, é ambiente propício para a proliferação descontrolada das macrófitas. O cenário é lindo, porém, pode acarretar problemas de caráter ambiental e econômico, entre eles a eutrofização da água, a proliferação de insetos, riscos a fauna aquática, além de interferir na utilização da área atingida para atividades ligadas ao lazer, como pesca e navegação e gerar problemas na operação de sistemas geradores de energia.

Se não controladas as macrófitas podem prejudicar todo um ecossistemas de uma determinada localidade. O Consórcio Itá responsável pela Usina Hidrelétrica Itá, desenvolve o Programa de Controle de Macrófitas Aquática, o qual mapeia os principais locais de proliferação dessas plantas aquática no lago, e se necessário remove o excesso através da retirada mecânica, dando o destino correto e posteriormente usando-o como adubo.

Os principais locais de ocorrência e que possuem condições para o crescimento são os afluentes Queimados, Jacutinga, Fragosos, Rancho Grande e Novo. Para evitar a expansão das macrófitas no corpo do reservatório ou e outros rios, cabos de contenção foram instalados nos principais pontos de proliferação, sendo monitorados mensalmente.

O monitoramento de plantas conta também com o apoio e a parceria da comunidade lindeira que repassa informações relevantes sobre os focos de proliferação. As medidas mencionadas tratam do desenvolvimento das espécies, porém visando a prevenção desse problema, o Consórcio Itá, também promove ações de educação ambiental junto às comunidades lindeiras.

Fonte: Consórcio Itá

Macrófitas no Rio Queimados - Acervo Consorcio - ItáLago Azul Consultoria

Retirada no Rio Fragosos - Acervo Consorcio Itá - Lago Azul Consultoria

Macrófita Aguapé - Acervo Consorcio Itá - Lago Azul Consultoria