As baixas temperaturas promoveram um show de belas paisagens na madrugada desta sexta-feira, 5, em Santa Catarina. Em Urupema, onde os termômetros tiveram a marca mais baixa do estado, de -4,3ºC, houve formação de sincelo no Morro das Torres. De acordo com a Epagri/Ciram, a previsão é de um fim de semana com frio intenso.

O sincelo é um fenômeno meteorológico que ocorre em situações de nevoeiro aliados a temperaturas negativas e resulta do congelamento das gotas de água em suspensão quando estas entram em contato com a superfície.

Conforme a meteorologista da Epagri/Ciram Gilsânia Cruz, o frio deve ser mais intenso na madrugada de domingo, 7. A temperatura mínima fica próxima de 0°C no período noturno e amanhecer, podendo chegar a -7°C nas áreas altas do Planalto Sul (Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra), especialmente na madrugada de domingo. No período noturno e amanhecer, condição de geada ampla nas áreas altas do estado e também sincelo. Pequena chance de neve isolada na serra catarinense na noite desta sexta-feira e madrugada de sábado, 6. No litoral, mínima de 0°C a 6°C, no fim de semana.

Recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil repassou orientações aos municípios recomendando atenção especial com a população mais vulnerável, a exemplo de crianças, idosos ou pessoas em situação de rua. Abrigos foram abertos em diversos pontos do Estado e diversas ações realizadas.

Em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, O Centro Integrado Regional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) integrou uma ação que contou com a participação de diversos órgãos e entidades. Equipes multidisciplinares percorreram as ruas do município em apoio aos moradores de rua.

Foram realizadas abordagens e encaminhamentos para a Casa de Passagem, onde foi disponibilizado banho, alimentação, cama com cobertores, roupas e orientações. Já as pessoas que preferiram permanecer nas ruas receberam orientações, preservativos, roupas, agasalhos e cobertores.

“O frio intenso causa dores e pode levar à morte. Por isso, a ação humanitária integrada objetiva levar acolhimento à população em condições de vulnerabilidade e preservar vidas”, comentou o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei Cardoso.

Ações também estão sendo realizadas em outras regiões. No município de Porto União, que pertence a Regional da Defesa Civil de Canoinhas, foi realizada uma ação conjunta com a Secretaria de Ação Social e Lions Club Caminho das Águas, onde foram repassados mais de 50 cobertores para atendimentos emergenciais.

No município de Bom Jardim da Serra foi montada uma Força Tarefa permanente para monitorar as possíveis ocorrências causadas pelo frio. Com base nos alertas da Defesa Civil, aulas foram suspensas nesta sexta-feira e foi determinado o atendimento permanente nas escolas municipais para o acolhimento de turistas ou moradores que necessitem de abrigo.

O monitoramento meteorológico da Defesa Civil é realizado 24 horas por dia. Todas as informações, avisos e alertas estão disponíveis no site, redes sociais e mensagens de texto SMS.

Para receber notificações de emergência em seu celular basta cadastrar o Código de Endereçamento Postal (CEP) do local onde mora ou do local que deseja ser monitorado. Envie uma mensagem de texto SMS, do seu celular, com o CEP para o número 40199. Quem já possui cadastro não precisa se registrar novamente. Para incluir um novo endereço basta repetir o procedimento. O serviço é gratuito.

 

Fonte: Governo do Estado de SC