A atleta Débora Simas busca o recorde mundial ao correr na esteira. O desafio da catarinense é entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes, como a mulher a correr a maior distância em uma esteira. O desafio começa neste domingo, em um shopping de Florianópolis, e deve durar uma semana. Ela vai tentar ultrapassar a marca de 833 quilômetros e 5 metros, recorde atual da britânica Sharon Gayter.

- Vou começar a correr às 12h do dia 14 e pretendo sair de lá apenas no dia 21, depois do meio-dia, com a organização me colocando porta a fora, porque se deixarem eu vou querer correr mais na esteira – diverte-se Débora, confiante no desafio.

O público pode participar com incentivo à corredora natural de Rio do Sul e que mora em Florianópolis. A ultramaratonista vai encarar o desafio em espaço montado no vão central do Beiramar Shopping.

- Prevemos a participação de amigos e apoiadores inclusive durante as madrugadas – informa Carlos Pamplona Júnior, diretor de marketing do empreendimento comercial.

22 horas por dia de corrida na estreia

Débora Simas inicia o desafio no domingo, ao meio-dia, e pretende seguir na esteira até o dia 21 de julho, ao meio-dia, o domingo seguinte. Durante sete dias a atleta deverá permanecer em cima da esteira por pelo menos 22 horas por dia. A cada 55 minutos de corrida ou caminhada há um intervalo de cinco minutos para ir ao banheiro, trocar de roupa ou se alimentar. Se não utilizar a parada, o tempo é acumulado ao longo do dia, para que tenha o limite máximo de duas horas fora do equipamento.

Débora Simas começou a correr aos 32 anos. Com oito anos de modalidade foi campeã da Brasil 135 Ultramarathon, a principal ultramaratona brasileira. A inspiração para o desafio está no também ultramaratonista brasileiro Márcio Vilar, detentor do recorde masculino, que é de 827 quilômetros e 16 metros correndo em esteira durante sete dias. Ela vai contar com apoio de mais de 120 pessoas, incluindo os jurados do Guinness Book, além de médicos, nutricionista, fisioterapeuta e treinador.

 

Fonte: NSC