A regional de Saúde de Concórdia confirmou que foi localizado um primata morto no interior de Seara. O primata foi localizado por moradores que acionaram a vigilância epidemiológica do município.

Uma enfermeira foi até o local para ver se era possível coletar o material para analisar se o macaco morreu por febre amarela. O biólogo da Regional de Saúde, Felipe Gimenez, explica que as equipes estão a campo para fazer análises da comunidade onde o animal foi encontrado.

“Foram feitas incursões até o local para ter mais detalhes e agora é hora de pedir a conscientização da população. Foi feito treinamento na semana passada com os profissionais do município exatamente para se ocorresse um caso. É necessário pedir a população para que notifique a secretaria de saúde em caso de encontrar um primata morto para verificação do local. É importante estar vacinado para a febre amarela e lembrando que a doença também é transmitida pelo Aedes Aegypti”, comentou Gimenez.

A temeridade das autoridades de saúde é o possível surgimento de algum paciente com febre amarela, se for constatado que o animal morreu em decorrência da doença.

Não foi confirmado o nome da localidade de Seara onde o primata foi encontrado sem vida.

 

Fonte: Radio Rural