Governo anunciou manutenção das restrições de setores da economia até 30 de abril e 31 de maio; entenda

O governador Carlos Moisés (PSL) anunciou neste sábado (11) a prorrogação das restrições e ampliação da quarentena no Estado. São duas novas datas definidas: 30 de abril e 31 de maio. Além disso, o Executivo também confirmou os números de novos casos de coronavírus. Foram 15 a mais, totalizando 732, contra 21 mortes — três a mais que no balanço anterior.

Até o fim deste mês, segue proibido o transporte coletivo municipal, intermunicipal, interestadual e internacional. Não poderão abrir, também, shoppings, centros comerciais e outras galerias de venda de produtos. Permanência de pessoas em bares, restaurantes, cafeterias, padarias e outros também segue proibida. Além disso, vale lembrar, atendentes de estabelecimentos que poderão abrir precisarão obrigatoriamente usar máscaras.

Já até 31 de maio, a restrição vale para eventos e reuniões de qualquer natureza, tanto público quanto privada; eventos com aglomeração; excursões; cursos presenciais; missas e cultos religiosos. Fica mantida a proibição da concentração de pessoas em espaços públicos como praças, parques e praias.

As aulas na rede municipal, estadual e particular de ensino seguem suspensas até o fim do próximo mês. Essa regra vale para ensino fundamental, médio, superior, técnico entre outros. O governador destacou que não pode haver prejuízo aos estudantes e que as instituições terão de repor esses dias letivos perdidos.

Atividades em academias, cinemas, espetáculos e teatros seguem proibidas até 31 de maio. O governador Moisés admitiu, inclusive, que pode voltar atrás de flexibilizações que foram feitas até agora, dependendo do comportamento do gráfico de casos do novo coronavírus em Santa Catarina.

O que pode abrir na segunda-feira (13)

Além dos setores que já haviam sido liberados (como lojas de chocolate, cadeia automotiva, concessionárias, farmácias, mercados, construção civil, profissionais autônomos, salões, barbearias, clínicas médicas fisioterapias), Moisés anunciou que hotéis, pousadas, comércio de rua e estabelecimentos que vendam alimentos (este último apenas no sistema pegue e pague, sem consumo no local) vão funcionar a partir de segunda-feira (13). Nesses casos terão de ser respeitadas normas técnicas que ainda serão divulgadas — regras de distanciamento e higienização, por exemplo.

Fonte: NSC