A empresa tomou a decisão de forma voluntária até que as investigações sobre o caso sejam concluídas

A Cooperativa Central Aurora Alimentos suspendeu de modo voluntário as exportações de carne de frango da planta de Xaxim (SIF 601) à China, informa a Departamento de Alfândegas do país. A medida vale desde 20 de agosto. Em comunicado divulgado, o Departamento não cita a empresa nominalmente, mas sim seu número de registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF).

A planta suspensa da Aurora é a responsável pela produção e comercialização do lote sobre o qual a administração municipal de Shenzhen, na China, diz ter detectado traços do novo coronavírus em asa de frango congelada.

Segundo fontes do setor, a medida era esperada pelo mercado e deve ser mantida enquanto a empresa busca mais informações e esclarecimentos sobre o caso. Na semana passada, o governo de Hong Kong, província autônoma da China, já havia vetado a importação de produtos desta mesma unidade.

Segundo o Centro de Segurança Alimentar da província (CFS) a medida foi tomada por “prudência”, apesar do lote em questão não ter sido comercializado em Hong Kong.

40 Testes Negativos

Na última quinta-feira (20), o governo da província asiática emitiu um comunicado destacando que “em vista de um aviso emitido pela Sede de Prevenção e Controle da Epidemia de Coronavírus de Shenzhen de que uma amostra de superfície de asa de frango importada do Brasil deu positivo para Covid-19, o CFS havia coletado um total de 40 amostras de carne de frango congelada importada do Brasil no atacado e no varejo para teste da covid-19 como medida de precaução. Todas as amostras foram negativas para o vírus”. (LÊ Notícias)

Fonte: Atual FM