Leonora Elma Port, de 100 anos, sobreviveu à Covid-19. De acordo com a publicação do Hospital São Francisco, Port nasceu em 13 de novembro de 1920, no município de Taquara (RS). Ela, ainda segundo o hospital, é a habitante mais velha de Concórdia a vencer a batalha contra o novo coronavírus. Após ficar internada no Hospital São Francisco por 10 dias, sendo sete na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Dona Leonora recebeu alta na manhã desta quarta-feira (13), e agora faz parte do grupo de mais de 650 pessoas que venceram a doença.

Já no conforto de casa e recebida com todo amor e carinho pela família, Dona Leonora foi questionada sobre a sensação de vencer a Covid-19 aos 100 anos e a resposta, simples e direta: “Foi Deus”. A idosa, com uma excelente memória, afirmou que não via a hora de poder voltar pra casa e que estava muito feliz.

Dona Leonora mora com o filho Bruno e a nora Ersi, que também venceram a doença, mas não precisaram ficar internados. Bruno contou que quando a mãe foi para a UTI, achou que ela não voltaria mais pra casa. “Foi uma bênção muito grande”, disse. Além disso, ele também agradeceu todos os profissionais do Hospital, pelo carinho e cuidado que tiveram com Dona Leonora.

Para a médica infectologista e coordenadora da ala Covid, Dra. Clarissa Guedes, foi muito gratificante ver uma idosa de 100 anos vencer a doença e ir pra casa. Toda a equipe do Hospital São Francisco de Concórdia celebrou essa alta de uma maneira mais especial, já que os idosos têm sido as principais vítimas do coronavírus.

fonte=scc10