Eventos
Inverno - Sexta-Feira, 3 de Julho de 2020, Ano bisexto decorridos 185 dias, faltam 181 dias para o fim do ano

"A liberdade de expressão é um direito fundamental, mas não permite insultos á fé dos outros. Todavia matar em nome de Deus é uma aberração." Papa Francisco, a respeito do atentado em Paris.



Saúde

Em SC, 5,2 mil testes de covid-19 aguardam resultado no Lacen

Atualmente, Santa Catarina tem o número mais alto de testes aguardando resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) desde o início da pandemia. São 5.255, conforme o boletim do governo do estado dessa quinta-feira (25). Alguns municípios têm alertado que esse represamento pode estar ocorrendo pela falta de reagente para análise.

Com tantos testes à espera de resultado, os números de casos e de mortes por Covid-19 devem ser maiores que os divulgados. Até agora, há 21.951 diagnosticados com Covid-19, incluindo 289 pessoas que morreram por causa da doença, de acordo com o governo catarinense.

Por nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que o Lacen recebeu na última terça (23) uma remessa de 5,5 mil reagentes para a testagem e outros 5 mil kits recebidos na semana passada. Conforme a secretaria, em 100 dias, foram liberados 35 mil exames, 870 apenas na última quarta (24).decisão afirma que o atraso do Laboratório Central força a “navegar por instrumentos”, como explica a gerente de Vigilância Epidemiológica da cidade, Ana Cristina Vidor. (continuar a ler…)

Sem Comentários mais...

Prefeitura de Concórdia questiona e pede reanálise do registro de óbitos relacionados à Covid-19

Discordando de alguns registros de óbitos, considerados como a causa morte Covid-19, a Administração Municipal de Concórdia convocou reunião para questionar os critérios adotados para confirmar o óbito por coronavírus, já que alguns dos pacientes tinham como consequência básica outras comorbidades.

O encontro realizado no fim da tarde de quarta-feira, 24, reuniu representante da Vigilância Epidemiológica do Estado, também da Vigilância do Município, jurídico da prefeitura e a médica infectologista do Hospital São Francisco, Dra. Clarissa Guedes. (continuar a ler…)

Sem Comentários mais...

Senado aprova novo marco do saneamento básico e projeto vai à sanção

Com participação de empresas privadas e metas em 12 anos, texto foi aprovado por 65 senadores e rejeitado por 13.

O Senado aprovou nesta quarta-feira (24) o projeto do novo marco regulatório do saneamento básico. A medida estimula a participação da iniciativa privada no setor, que ainda depende da sanção do presidente Bolsonaro para virar lei.

O projeto (continuar a ler…)

Sem Comentários mais...

Falta de insumos no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC)

A falta de insumos causa atraso nos resultados de exames para Covid-19 e Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Dep. Neodi Saretta pede urgência na aquisição de insumos para o LACEN.

O deputado Saretta encaminhou um pedido ao Secretário de Estado da Saúde para que seja providenciado, com urgência, os insumos para realização de testes da Covid-19 no Laboratório (continuar a ler…)

Sem Comentários mais...

Cachorros são treinados para sentir o cheiro da Covid-19 em pessoas assintomáticas

Além de fazer uma valiosa companhia para os humanos nesses tempos de pandemia do novo coronavírus, os cachorros poderão ter outra função muito importante nesse atual conjuntura: serem capazes de sentir o “cheiro” da Covid-19.

Um grupo de cientistas do Reino Unido está treinando cachorros para isso. Há estudos que comprovam que doenças têm cheiros. Dizem que a febre amarela, por exemplo, tem odor de carne crua.E os cães podem fazer um trabalho especial nesse sentido, pois estima-se que eles têm um olfato entre 10 mil e 100 mil vezes melhor que o do ser humano.

(continuar a ler…)

Sem Comentários mais...

Dois hospitais estão sem insumos para tratar pacientes com Covid-19 em Santa Catarina

Desde o início de junho, o Hospital São Paulo, referência no atendimento ao Covid-19 no Oeste de Santa Catarina, está com dificuldade em adquirir medicamentos para tratar pacientes diagnosticados com o vírus.

Em documento enviado ao governo do Estado na última semana, a diretoria da unidade hospitalar, que fica em Xanxerê, pediu ajuda. A falta de insumos fez o corpo técnico suspender as cirurgias eletivas na última quarta-feira (17).

O mesmo problema ocorre em outra unidade no Vale do Itajaí. O Hospital Oase, em Timbó, também está desabastecido de remédios que são usados no tratamento do coronavírus.

No documento enviado ao Estado pelo hospital de Xanxerê, a direção informou que está com dificuldade para adquirir cinco medicamentos. Outros quatro já estão em “falta nacional”. (continuar a ler…)

Sem Comentários mais...

Coronavírus: Últimas notícias e o que sabemos até esta terça-feira (16)

Em meio a uma corrida global em busca de medicamentos que aliviem e curem a covid-19 e vacinas que previnam a doença causada pelo novo coronavírus, pesquisadores britânicos afirmaram hoje que encontraram a primeira droga que reduz a incidência de mortes. De acordo com cientistas da Universidade de Oxford, em resultados apresentados hoje, houve redução de um terço das mortes em pacientes que precisavam de tratamento com oxigênio e receberam o corticoide dexametasona

Segundo eles, um estudo que será publicado nos próximos dias mostra os resultados para 2.104 pacientes selecionados aleatoriamente, que foram medicados com a dexametasona, por via oral ou intravenosa. Eles foram comparados a 4.321 pacientes tratados convencionalmente. Os números mostram que a redução de mortes foi de 35% para pacientes que precisavam de tratamento com respiradores e 20% para os que precisavam de suporte de oxigênio. (continuar a ler…)

Sem Comentários mais...

Pandemia provou a necessidade de aumentar o percentual em Saúde no Estado de Santa Catarina

Dep. Est. Neudi Saretta

Em 2019 Santa Catarina aplicou apenas 12,6% dos recursos em saúde.

O deputado Neodi Saretta, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, relatou a importância da audiência de prestação de contas da Secretaria Estadual de Saúde, e disse que a pandemia, só reforçou como fundamental a ação dos deputados que havia aumentado para 15% os recursos destinados à área da saúde. (continuar a ler…)

Sem Comentários mais...

Coronavírus em SC: Estado tem melhor desempenho em ranking nacional de enfrentamento à pandemia

Santa Catarina tem o melhor desempenho do Brasil no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. O reconhecimento está no Ranking Covid-19 dos Estados, divulgado na semana passada pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. SC avançou uma posição em relação à semana anterior, quando estava na vice-liderança.

Com uma nota 33% superior em relação ao Rio Grande do Sul, atual segundo colocado, Santa Catarina se consolida em uma avaliação que leva em conta nove indicadores: a proporção de casos confirmados, a evolução dos casos (em escala logarítmica) e o porcentual de mortalidade de Covid-19, conforme números do SUS. Também são analisados os mesmos indicadores para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), fornecidos pela Fiocruz, além do Índice de Transparência da Covid-19, da Open Knowledge Brasil, e de dados de isolamento social, do Google. (continuar a ler…)

Sem Comentários mais...

Secretário de Saúde de SC diz que respiradores alvo de investigação não serão usados para tratar Covid-19

O atual secretário da Saúde em Santa Catarina, André Motta Ribeiro, afirmou em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que os primeiros respiradores recebidos pelo Estado da empresa Veigamed são para transporte de emergência e, por isso, não serão usados para o tratamento da Covid-19. No entanto, disse que a pasta ainda pode usá-los em outras situações.

A sessão ocorreu quinta-feira (4), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Ribeiro foi ouvido na condição de secretário-adjunto, cargo que ocupou na época do processo de compra, antes de assumir a pasta com a saída de Helton Zeferino. O atual secretário negou envolvimento em possíveis irregularidades na aquisição dos respiradores e disse não ter participado da compra. (continuar a ler…)

Sem Comentários mais...

Hoje
Aniversariantes de hoje: 03/07
Jonas Gilsomar De Borba

Aniversariantes de Amanhã: 04/07
Noeli Fatima Salvi


FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
São os votos da Studio 104,9 FM Rádio Comunitária de Itá.

Para adicionar teu aniversário aqui escreva para nós informando nome completo dia e mês de aniversário.
  • DESTAQUES

    CINCO MINUTOS COM JESUS
    ONG Itanimal
    Pitari Calçados
    Advocacia Dr. Marcos & Dra. Eliana
  • Enquete1

    Você está satisfeito com a forma que Presidente Bolsonaro está administrando o nosso País?

    • Não, a situação do Brasil e dos brasileiros está piorando. (50%, 8 Votantes)
    • Sim, já percebi mudanças positivas. (50%, 8 Votantes)
    • Não tenho opinião formada (0%, 0 Votantes)

    Total Votantes: 16

    Loading ... Loading ...
  • Enquete 2

    Como você avalia as condições de vida em nossa cidade?

    • Ótima, é um lugar muito bom de morar. (46%, 6 Votantes)
    • Ruim, não tem muita opção de emprego e lazer. (38%, 5 Votantes)
    • Não tenho opinião definida. (16%, 2 Votantes)

    Total Votantes: 13

    Loading ... Loading ...
  • Enquete 3

    Ontem 22/03/2017 foi aprovada a lei que autoriza a terceirização irrestrita da mão-de-obra em cada atividade das empresas

    • Ela será prejudicial ao empregados e não melhorará o mercado de trabalho (67%, 20 Votantes)
    • Com menos regulação gerará mais e melhores empregos (27%, 8 Votantes)
    • Tanto faz não me interessa (7%, 2 Votantes)
    • Não tenho posicionamento formado (-1%, 0 Votantes)

    Total Votantes: 30

    Loading ... Loading ...
  • Enquete 4

    Você concorda com a PEC 287/2016 que altera o sistema de aposentadoria, que está em votação na Câmara dos Deputados?

    • Não concordo com a Alteração (81%, 29 Votantes)
    • Concordo com a alteração (14%, 5 Votantes)
    • Não tenho opinião formada (3%, 1 Votantes)
    • Não me interessa (2%, 1 Votantes)

    Total Votantes: 36

    Loading ... Loading ...
  • Calendário de Notícias

    julho 2020
    D S T Q Q S S
    « jun    
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  
  • Categoria

  • Clima em Itá

    Galeria de fotos

    Acessos

    • 611209Total de Leituras:
    • 121Acessos Hoje:
    • 189Acessos Ontem:
    • 1511Acessos semana:
    • 92Visitas hoje:
    Rádio Comunitária Itá - Endereço: Av. Tancredo Neves - Bairro Natureza CEP: 89760-000 Fone: (49) 3458.1783 - Itá - Santa Catarina - Brasil
    Irradia Sistemas. Tema iDream traduzido por WP Total | Movido a Wordpress