Casos ocorrem dias após menina ter relatado assédio de padrasto por meio de bilhete

O Conselho Tutelar da cidade de Guatambu, na região Oeste de Santa Catarina, recebeu oito relatos de abuso sexual feitos por alunos de uma escola após eles assistirem a palestras sobre o assunto. As atividades nas escolas faziam parte de apresentações sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, oferecidas a mais de dois mil alunos das redes municipal e estadual do estado.

As palestras tinham o objetivo de orientar crianças e jovens sobre os limites que desconhecidos, mas também familiares, devem respeitar em relação ao contato com eles. Após as apresentações, oito estudantes procuram o órgão e relataram ter sofrido algum tipo de abuso, segundo a NSC TV.

Segundo o Colegiado Superior de Segurança Pública do estado, somente entre janeiro e abril deste ano, Santa Catarina teve 714 registros de abuso ou exploração sexual infantil.

Os casos ocorrem apenas uma semana após uma menina de 12 anos de Chapecó, também em Santa Catarina, denunciar o padrasto por abuso sexual por meio de um bilhete entregue ao motorista do transporte escolar que ela utilizava. Segundo o G1, o caso foi encaminhado à Polícia Civil, e o suspeito foi preso no último dia 12.

“Me ajuda estou sofrendo abuso sexual”, dizia o bilhete entregue por ela.

O 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontou que o estado de Santa Catarina teve, em 2020, a quarta maior taxa de estupros de crianças e adolescentes no Brasil.

— É muito importante que a criança entenda e compreenda de que maneira ela pode estar passando ou ter passado por um perigo, exposta a uma situação de perigo — afirma a psicóloga Rafaela Piati, ao NSC, destacando que é dever da sociedade romper com o silenciamento sobre o tema e ensinar adolescentes e crianças a identificar violências.

Conselho Tutelar de Guatambu apresentou palestras sobre abuso sexual contra crianças — Foto: Reprodução NSC TV

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: O Globo