A Formação

A Associação Cultural Francisco João Julio Hall, em Itá(SC), principal mantenedora da Rádio Comunitária Studio 104.9 FM. Uma rádio comunitária tem como função primordial integrar a comunidade. E mais do que prestar serviços de utilidade pública e diminuir as diferenças entre as pessoas, um veículo de comunicação comunitário atua como difusor de ideias e elementos culturais da sociedade e permite o exercício do direito à expressão e cidadania.

 

Histórico

No início do ano de 2003, quatro amigos resolveram buscar meios para a implantação de uma rádio comunitária. Na época, os meios de comunicação que atingiam o município de Itá estavam localizados em municípios vizinhos, o que causava dificuldades em transmitir recados de utilidade pública.

A idéia, prontamente acolhida pelas esposas destes empreendedores e por outros seis integrantes da comunidade, começou a tomar forma no dia 13 de maio de 2003, data de fundação da associação. A entidade foi fundada no mesmo endereço onde é hoje a sede da Rádio, sendo constituída por prazo indeterminado, de forma comunitária e sem fins lucrativos, com personalidade jurídica, patrimônio distinto e sem fundo social.

Encaminhada a documentação para Brasília, sigilosamente, requerendo a outorga para funcionamento da emissora, foi-se montando os equipamentos e a estrutura da rádio. Para surpresa dos Itaenses, no dia 25 de outubro de 2003, exatamente às 12h, deram-se início as irradiações das ondas sonoras da Studio 104,9 FM com a execução do Hino Nacional Brasileiro e a abertura da, então acadêmica de Jornalismo, Monique Cechet Marcolin.

Como parte da missão e objetivo da Associação, no ano de 2006, com a colaboração do Sr. João Cláudio Portela, foi montado o museu do Rádio junto a Rádio Comunitária onde hoje estão disponibilizados cerca de 110 aparelhos de diferentes modelos e tamanhos, dentre eles um exemplar do inventor do rádio, Guglielmo Marconi. Além destes, estão expostos cerca de 400 discos de vinil, das mais diversas épocas.

A Rádio Comunitária de Itá também cobriu eventos desportivos nacionais. Os Jogos Universitários Brasileiros 2007- JUB´s na cidade de Blumenau – SC, em junho, e os XV Jogos Pan-Americanos de 2007 na cidade do Rio de Janeiro, em julho, foram eventos multiesportivos realizados no Brasil que tiveram transmissão de boletins ao vivo durante os dias de competição.

 

Missão

A Associação Cultural Francisco João Júlio Hall, tem como missão:

levar as informações a toda comunidade, difundindo a cultura, esporte e lazer de toda região, com um jornalismo claro e transparente, também colaborar na profissionalização de novos locutores”.

 

Visão

A Rádio Comunitária 104,9FM, visa ser o principal meio de comunicação de toda comunidade, levando as informações corretas com a maior agilidade possível a toda população da região, permanecer como a principal ferramenta de utilidade pública e ser reconhecida como esta, pela sua postura ética.

 

Valores

Valores podem ser definidos como virtudes e qualidades dentro de uma organização, as quais podem ser avaliadas dentro de uma escala. Estas virtudes devem ser cultivadas e preservadas em todas as empresas.

Neste sentido, os valores da Associação Cultural Francisco João Júlio Hall, são os seguintes:

  • Credibilidade;
  • Qualidade;
  • Seriedade.

Estes são os principais valores da Rádio Comunitária Studio 104,9FM, os quais se tornam a essência da informação de qualidade, com a máxima seriedade possível, auxiliando na divulgação de campanhas beneficentes e fazendo parte do dia a dia de toda comunidade Itaense.


Objetivos

  1. Promover e estimular atividades culturais, artísticas e recreativas;

  1. Resgatar e difundir a história do município de Itá;

  2. Promoção de eventos comunitários;

  3. Dar oportunidade à difusão de idéias, elementos de cultura, tradições e hábitos sociais da comunidade;

  4. Oferecer mecanismos à formação e integração da comunidade, estimulando o lazer, a cultura, o turismo cultural e o convívio social;

  5. Prestar serviços de utilidade pública, integrando-se aos serviços de defesa civil, sempre que necessário;

  6. Contribuir para o aperfeiçoamento profissional nas áreas de atuação dos jornalistas e radialistas, de conformidade com a legislação profissional vigente;

  7. Permitir a capacitação dos cidadãos no exercício do direito de expressão, da forma mais acessível possível.

 

A Direção