Em um ambiente com um microclima diferenciado, localizado as margens do lago da Usina Hidrelétrica Itá localiza-se uma das maiores plantações de mirtilo da região. Também conhecido como blueberry, o mirtilo é a fruta da longevidade, já que traz benefícios ímpares para o organismo humano.

A empresa Itaberry, especializada na produção e comercialização da fruta em Itá (SC), iniciou em 2001 um estudo das condições climáticas da região para a implantação de um pomar de mirtilos no município. Inicialmente os estudos não demonstraram que este seria o melhor ambiente, porém contrariando os dados, a fruta se adaptou muito bem naquela região.

Segundo o Engenheiro agrônomo, Lindomar Pritsch, a criação do lago da Usina Itá pode estar diretamente ligada às boas condições para a plantação. “Uma das hipóteses que acreditamos ser positiva é a amplitude climática do entorno do reservatório, que aumentou após a criação do lago, o que, ocasionou em variações climáticas mais amenas. Outro ponto, que acredita-se ser essencial para a produção do mirtilo, é a luminosidade perante as águas do lago, pois servem como um espelho de luz, rebatendo com mais intensidade nas plantas” explica Lindomar.

O lago também contribui com na plantação de mirtilos com suas águas, sendo utilizada pela empresa para o sistema de irrigação. Hoje a Itaberry, revende seus produtos para todo o Brasil, conseguindo entregar a fruta antes de outras plantações, devido as condições que o ambiente oferece. Além do mirtilo, a empresa cultiva framboesa, physalis, morango e amora.

As frutas frescas podem ser revendidas durante a safra, que costuma durar de setembro a dezembro e durante o resto do ano de forma congelada. Também podem ser produzidos com a fruta, geleias, sucos, tortas, sorvetes, bebidas alcoólicas, entre outros.

Durante a safra, o turista que visita Itá, também tem a opção de realizar um passeio diferenciado na empresa, através do “Colha e pague”, onde o turista tem a possibilidade de colher sua fruta, comer direto do pé e também comprar para levar para sua casa. Para ter mais informações acesse www.itaberry.com.br.

A empresa Itaberry também é vizinha do lago, fazendo parte do Projeto Vizinhos do lago, que teve início no ano de 2007, e busca estabelecer um sistema de comunicação e relacionamento com a população lindeira do reservatório da UHE Itá. Através de visitas às propriedades rurais, cria-se um contato pessoal, procurando identificar possíveis demandas que possam ser realizadas, além das visitas, também há contato via telefone, pela Linha Verde (0800 645 5800).