A edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu, até as 11h desta quarta-feira (17), um total de 4.540.126 inscrições, segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A dois dias do fim do prazo, o número corresponde a quase metade do total de inscritos em 2016, que foi de 9.276.328 milhões de participantes.

O Ministério da Educação já esperava uma redução no número de inscrições nesta edição, principalmente porque a prova não servirá mais como meio para obtenção da certificação de conclusão do ensino médio. No começo de maio, o ministro Mendonça Filho estimou uma participação de 7 milhões de pessoas nas provas deste ano.

As inscrições no Enem podem ser feitas até as 23h59 de sexta-feira (19), pelo site do Enem. A taxa de R$ 82 para quem não é isento pode ser paga até o dia 24 de maio. Este ano as provas serão aplicadas em dois domingos seguidos, dias 5 e 12 de novembro.

O resultado poderá ser usado em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: DC