Está aberto o processo de escolha do Plano de Gestão Escolar (PGE), instrumento que irá definir a seleção dos novos diretores das escolas estaduais a partir de 2020.

Nesta segunda-feira, 19, inicia-se o prazo para a submissão das propostas de plano, no site da Secretaria de Estado da Educação (SED). Profissionais da educação interessados em ocupar a função de diretor de unidade escolar devem consultar o edital e o material de apoio produzidos pela SED e inscrever suas propostas até o dia 13 de setembro.

A escolha do gestor da escola pela comunidade escolar, por meio da análise de propostas de PGE, será realizada no mês de outubro. Esta modalidade de seleção começou em 2013 em Santa Catarina, quando a escolha de diretores nas escolas estaduais ainda era realizada por indicação.

As regras estão dispostas no próprio decreto e no edital para inscrições das propostas de Plano de Gestão Escolar (PGE) da Educação Básica e Profissional da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina.

Após a escolha e durante a vigência do Plano de Gestão Escolar, entre janeiro de 2020 e dezembro de 2023, o gestor e a comunidade escolar participarão de formações continuadas estimulando o monitoramento da execução do plano com base em diagnósticos e dos indicadores que a escola produz.

 

Na região a escolha será:

 

EEB Rosina Nardi, EEB Seara, EEB Matilde Simon, EEF Batista Paludo e EEB Raimundo Corrêa de Seara.

EEB Liberato Bittencourt e EEB Neusa Marques de Itá.

EEB Francisco Maciel Bageston de Paial.

EEEB Luiz Sanches Bezerra da Trindade e EEF. Deputado Massolin de Xavantina

EEB Arabutã e EEB Marcolino Pedroso de Arabutã.

EEF Giacomo Savaris, EEB Orides Rovani, EEB Benjamim Carvalho de Oliveira de Ipumirim.

EEB Benta Cardoso de Arvoredo.

EEB P. Izidoro Benjamim Moro de Lindóia do Sul.

 

Fonte: Belos FM