O setor epidemiológico de SC confirmou o primeiro caso de sarampo na cidade de Itá. O município se junta à Videira na lista de cidades com casos da doença neste ano de 2020.

Segundo boletim confeccionado pela Dive, são 47 confirmações para o sarampo até o dia 08 de fevereiro. Os casos estão distribuídos nos seguintes locais: Florianópolis (17 casos), Joinville (13 casos), Porto União (6 casos), Jaraguá do Sul (2 casos), Schroeder (2 casos), Guaramirim (1 caso), Blumenau (1 caso), Três Barras (1 caso), Videira (1 caso), São José (1 caso), Maravilha (1 caso) e Itá (1 caso).

SC investiga 13 possíveis casos

O setor epidemiológico aguarda o resultado de 13 análises que se enquadram como casos suspeitos. Até a sexta semana deste ano, foram 92 notificações com 37 delas sendo descartadas após análise laboratorial.

Surto da doença

Desde julho do ano passado, SC vive um “surto” da doença, com 288 confirmações ao longo de 2019. Dos 295 municípios catarinense, 37 registraram casos para o sarampo. Pessoas com idades entre 20 a 29 anos são as que mais sofrem com a doença, seguido de pacientes com idade entre 15 a 19 anos.

Dia D

Acontece em todas as unidades de saúde de SC no sábado, 15, o chamado “Dia D” de vacinação contra o sarampo. A população com idade a partir de seis meses até 49 anos, e que ainda não se protegeram contra a doença, podem procurar a unidade de saúde mais próxima e garantir sua proteção. Nesta primeira fase, a campanha segue até o dia 13 de março.

No mês de agosto, a secretaria da saúde do estado, em parceria com o Ministério da Saúde, realizam a segunda fase da campanha, para vacinação em pessoas com idade entre 30 até 59 anos.

 

Fonte: Belos