A partir desta segunda-feira, 20 de abril, todos são obrigados a usar máscaras no município de Irani. É isso que prevê o decreto nº 065, assinado pelo prefeito Sivio Lemos das Neves. A medida atende as recomendações preventivas, que reduzem o risco de propagação do coronavírus, tendo em vista a confirmação de dois casos positivos para a doença no município (exames coletados na última sexta-feira, duas pessoas abaixo de 40 anos de idade e contaminação comunitária).

O uso da máscara não dispensa as demais recomendações preventivas de higiene e isolamento social. Fica recomendado a obrigatoriedade de todo estabelecimento público e privado, táxi e outros estabelecimentos em funcionamento no Município de Irani que assegurem a todas as pessoas ao adentrarem ao mesmo: higienizar as mãos com álcool gel 70% ou preparação de antissépticos de efeito similar; utilizarar máscaras

Já o Município de Joaçaba recebeu neste final de semana a confirmação do Lacen de mais dois casos de Coronavírus. Ambos são profissionais de saúde e estão em isolamento domiciliar, com quadro de saúde estável. Até o momento, Joaçaba tem 5 casos confirmados, mas nenhum deles está hospitalizado.

A prefeitura orienta a população para que siga todas as medidas de prevenção, principalmente as pessoas que fazem parte do grupo de risco. A orientação é para que permaneçam em suas casas e se for necessário sair, que utilizem máscaras.

Também recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas. É muito importante que cada um faça sua parte.

Fonte: Belos