Diante do surgimento de casos de transmissão comunitária da Covid-19, o Prefeito de Itá, Jairo Sartoretto, assinou o decreto 043/2020, nesta quarta-feira, dia 29, determinando a utilização, por todos os munícipes, de máscara descartável ou de fabricação caseira quando estiveram fora da residência, em qualquer circunstância.

O decreto proíbe a concentração, aglomeração e a permanência de pessoas em locais públicos de uso coletivo como parques, praças, espaços de lazer, espaços públicos de atividades físicas e áreas públicas de recreação em todo o território municipal e, sendo possível, determinar o fechamento ou isolamento desses locais.

Proíbe ainda, a realização de eventos presenciais de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos.

O Decreto pede também que na medida do possível sejam evitados passeios, caminhadas e corridas, para melhor eficácia e redução da propagação de casos. Ainda pede que pessoas com mais de 60 anos restrinjam seus deslocamentos às atividades estritamente necessárias.

Para as pessoas carentes que não têm acesso à mascaras, a Prefeitura de Itá está distribuindo máscaras caseiras, confeccionadas por voluntárias e recebidas por doações, no NASF. Elas são de tecido, reutilizáveis e as pessoas recebem as instruções de como fazer a correta higienização.