Dep. Est. Neudi Saretta

Em 2019 Santa Catarina aplicou apenas 12,6% dos recursos em saúde.

O deputado Neodi Saretta, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, relatou a importância da audiência de prestação de contas da Secretaria Estadual de Saúde, e disse que a pandemia, só reforçou como fundamental a ação dos deputados que havia aumentado para 15% os recursos destinados à área da saúde. Ele ainda revelou que ano passado, o percentual ficou bem abaixo da promessa do Governo. “Com a derrubada da emenda que aumentava gradativamente os recursos para a área da saúde, havia uma promessa do Governo do Estado de que manteria o percentual de 15%, mas isso acabou não acontecendo e ficou na faixa dos 12%”. Saretta reiterou que esse ano, com a pandemia, obrigatoriamente, os recursos terão que ser aumentados. “Isso prova como estávamos certo quando defendemos que a saúde precisava de um percentual maior ”.

Durante a audiência, os parlamentares fizeram uma série de questionamentos sobre a instalação de leitos de UTI, pagamento aos hospitais filantrópicos, demora no inicio do tratamento para câncer e, sobre a aplicação dos recursos para combate e controle da pandemia da covid-19. “ Foi importante essa audiência para vermos a questão da aplicação dos recursos e, também, mais uma oportunidade de cobrarmos e acompanharmos as ações que estão sendo feitas, principalmente, em relação ao combate da pandemia”.

Saretta destacou que todos os esforços sejam no sentido de combate à pandemia e que ainda não possível saber quando será o pico da doença. Desta forma ele reiterou a necessidade de mais testes no estado. Ainda durante o debate o deputado lamentou a tentativa do Governo Federal em omitir dados do Ministério da Saúde em não colocar as informações de forma transparente.

Ao final da audiência ele destacou o importante trabalho da Secretaria Estadual da Saúde no combate à pandemia e reiterou o que vem defendendo sobre mais recursos para a saúde. “Não existe lado bom de uma pandemia, mas que isso mostre, de fato, de que a saúde seja colocada como prioridade aqui em Santa Catarina.”

Entrevista Dep. Est. Neodi Saretta

Fonte: AsCom