Desde o início de junho, o Hospital São Paulo, referência no atendimento ao Covid-19 no Oeste de Santa Catarina, está com dificuldade em adquirir medicamentos para tratar pacientes diagnosticados com o vírus.

Em documento enviado ao governo do Estado na última semana, a diretoria da unidade hospitalar, que fica em Xanxerê, pediu ajuda. A falta de insumos fez o corpo técnico suspender as cirurgias eletivas na última quarta-feira (17).

O mesmo problema ocorre em outra unidade no Vale do Itajaí. O Hospital Oase, em Timbó, também está desabastecido de remédios que são usados no tratamento do coronavírus.

No documento enviado ao Estado pelo hospital de Xanxerê, a direção informou que está com dificuldade para adquirir cinco medicamentos. Outros quatro já estão em “falta nacional”.

No pedido de ajuda, que foi direcionado à Central de Regulação de Leitos de Chapecó, ao qual a reportagem do nd+ teve acesso, a direção relata ainda “elevação significativa nos seus preços dos medicamentos”.

Na lista dos produtos em falta está o Rocurônico FA. Indicado para UTI , o fármaco é usado para facilitar a intubação e ventilação mecânica.

fonte :ndmais