Confira os vencedores do “Insight Investment Astronomy Photographer” desse ano, promovido pelo Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra

O Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra, anunciou os vencedores do Insight Investment Astronomy Photographer de 2020, concurso de astrofotografia internacional. A competição abrange várias categorias, como nebulosas, auroras e planetas e elege também um vencedor geral.

 

Concurso elege melhores fotos de astronomia de 2020 (Foto: Nicolas Lefaudeux/Insight Investment Astronomy Photographer)

Nesse ano o prêmio geral foi para o fotógrafo francês Nicolas Lefaudeux, que apresentou uma perspectiva diferente da Galáxia de Andrômeda, a 2,54 milhões de anos-luz da Terra. “Essa imagem certamente foi minha favorita na competição desse ano e também me dá um grande sorriso cada vez que a vejo”, disse o fotógrado Ed Robinson, em comunicado.

Confira os vencedores por categoria:

Vistas do céu

“As nuvens são a ruína dos astrônomos, mas também podem servir de inspiração para uma astrofoto de tirar o fôlego. Essas nuvens nacaradas raras e incrivelmente altas refletem as cores como o óleo na água e este fotógrafo as capturou perfeitamente. Com um processamento sutil, ele destacou os matizes vibrantes que às vezes podem ser vistos em nossos céus”, afirmou Steve Marsh, editor de arte da revista BBC Sky at Night.

Pintando o céu (Foto: Thomas Kast/Insight Investment Astronomy Photographer)

O nosso Sol

“Esse é um exemplo impressionante de como o Sol ‘silencioso’ nunca está verdadeiramente em silencio”, disse Emily Drabek-Maunder, astrofísica do Royal Observatory Greenwich. “Embora o Sol possa ser menos ativo, a fusão nuclear em andamento abaixo de sua superfície sustenta toda a vida em nosso pequeno mundo.”

Raio de sol líquido (Foto: Alexandra Hart/Insight Investment Astronomy Photographer)

A nossa Lua

“Essa imagem vibrante revela as cores tênues na superfície da Lua. A composição não é apenas visualmente impressionante, mas também destaca os diferentes materiais de que a Lua é feita, tudo isso [registrado] da segurança da Terra”, disse Drabek-Maunder.

Região da cratera Tycho com cores (Foto: Alain Paillou/Insight Investment Astronomy Photographer)

Auroras

“Essa é uma imagem dramática, com a ‘senhora verde’ parecendo alçar voo acima das montanhas e iluminada à beira da água”, comentou Susan Derges, fotógrafa de belas artes. “Gostei da maneira como a paisagem foi diminuída pela aurora dominante e ainda assim as formas e cores da composição ecoaram acima e abaixo. Essa foi uma das minhas imagens favoritas.”

A senhorita verde (Foto: Nicholas Roemmelt/Insight Investment Astronomy Photographer)

Planetas, cometas e asteroides

“Ao julgar a competição em tempos de quarentena, distanciamento social e isolamento, essa imagem adquiriu uma pungência particular”, afirmou Melanie Vandenbrouck, curadora de arte (pós-1800) no Royal Museums de Greenwich. “Também foi um lembrete saudável de que escala e espaço são uma questão de perspectiva.”

Espaço entre nós (Foto: Łukasz Sujka/Insight Investment Astronomy Photographer)

Estrelas e nebulosas

“Criação, elementos, fogo, enxofre e maravilha. Essa captura surpreendente evoca essas imagens que também representam os primeiros momentos do Universo, antes da formação das estrelas. É um lembrete comovente de que, quando olhamos para o céu noturno, tendemos a fazê-lo com preocupações terrenas em nossas mentes, seja inconsciente ou conscientemente, conforme visto aqui”, refletiu Vandenbrouck.

Inferno cósmico (Foto: Peter Ward/Insight Investment Astronomy Photographer)

Fonte: Galilau

Confira os vencedores do “Insight Investment Astronomy Photographer” desse ano, promovido pelo Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra