Autoridades chinesas solicitaram informações sobre casos de Covid-19 no estabelecimento

A China suspendeu as importações de carne suína de uma fábrica da Aurora Alimentos em Chapecó, no Oeste de SC, conforme informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) na segunda-feira (4). O documento de suspensão referente ao frigorífico da cooperativa está no site da Administração Geral de Alfândegas da China.

Segundo o Ministério da Agricultura do Brasil, no dia 28 de dezembro, autoridades chinesas solicitaram informações sobre casos de Covid-19 no estabelecimento e avisaram sobre a suspensão da unidade. O prazo de vigência da proibição não foi informado.

A ABPA disse, por meio de nota, que está ajudando a Aurora Alimentos e o Ministério da Agricultura a prestarem os esclarecimentos às autoridades chinesas para que essa proibição seja revertida.

“A ABPA ressalta que se trata de uma situação pontual e pretérita, e que todas as informações e demonstrações de boas práticas da cooperativa — que segue os rígidos protocolos setoriais e oficiais referentes à Covid-19 — foram detalhadamente demonstradas às autoridades chinesas”, informou a nota.

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural disse que “é importante lembrar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há comprovação científica de risco de contaminação de Covid-19 por meio do consumo de alimentos”. O governo também “reforça a confiança na credibilidade e qualidade dos alimentos produzidos em Santa Catarina”.

A Aurora Alimentos não se manifestou sobre a suspensão de mais um dos seus frigoríficos, mas reforça a posição da ABPA.

Suspensões de exportações para a China

Em agosto, a fábrica da Aurora Alimentos em Xaxim, no Oeste de SC, suspendeu as exportações para a China depois que o país afirmou que teriam sido encontrados traços de Covid-19 nas embalagens de carne de frango. As importações do produto para o país seguem canceladas.

Desde o início da pandemia, 11 frigoríficos e 1 unidade de pescados do Brasil, foram proibidas de exportar produtos para a China, por preocupações com a Covid-19. Alguns já foram restabelecidos, mas outros cinco, todos no sul do país, seguem suspensos:

- Aurora, de Chapecó, SC (carne suína);
- Aurora, de Xaxim, SC (carne de frango);
- JBS, de Três Passos, RS (carne suína);
- Minuano, de Lajeado, RS (carne de frango);
- JBS, de Passo Fundo, RS, (carne de frango).

Fonte: NSCTotal