Os Municípios de Concórdia, Seara, Itá e Xavantina são considerados infestados pelo mosquito da dengue, segundo o último balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina. Os dados foram oficializados nas últimas horas após uma “explosão” de focos em cidades do Estado. Em Concórdia, segundo o último balanço, são 575 focos contabilizados.

A informação foi confirmada pelo responsável pelo laboratório de entomologia da Regional de Saúde, Neri Zanferrari. De acordo com ele, esse ano de 2021 iniciou com muito trabalho para os agentes de saúde devido a chuva e o calor. A chuva veio de forma mais intensa e constante fazendo com que a água acumulada se torne criadouro dos mosquitos.

Conforme os dados da Vigilância Epidemiológica do Estado são 106 cidades consideradas infestadas. Nesse momento, a população precisa ficar atenta para evitar que a região tenha problemas relacionados a casos de dengue, zica ou chikungunya. Com o aumento considerável de focos é mais provável que os mosquitos estejam circulando em todas as regiões.

Em Concórdia, alguns focos também foram encontrados em distritos do Município.

fonte= belosf7