A Prefeitura de Chapecó, no Oeste catarinense, decretou nesta sexta-feira (12) a suspensão das aulas presencias por tempo indeterminado em toda a rede de ensino da cidade, seja em instituições públicas ou privadas, em todos os níveis. A decisão busca frear o contágio pelo coronavírus.

Chapecó tem 17.686 casos confirmados da doença, com 147 mortes. A cidade é a sétima de Santa Catarina com mais pacientes confirmados e a décima em número de óbitos por Covid-19. Em todo Estado são 608.544 casos confirmados de coronavírus, com 6.686 mortes
As aulas na rede municipal e estadual começariam na quinta-feira (18). No município, elas serão feitas de forma online. A Secretaria de Estado da Educação informou que, se houver restrição de aulas presenciais, elas iniciarão de forma remota na rede estadual.

As aulas na rede privada já começaram no início do mês. O município também anunciou outras restrições
Sem vagas
A região Oeste está sem nenhuma vaga de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com Covid-19, segundo o painel divulgado pelo governo do estado nesta sexta.

A Prefeitura de Chapecó informou que mais cinco respiradores devem chegar para o Hospital Regional do Oeste neste sábado (13). Atualmente, a unidade de saúde tem 40 leitos de UTI-Covid. O hospital recebeu 10 respiradores na semana passada e abriu cinco novas vagas nesta semana.

Em todo o estado, a taxa de ocupação de leitos de UTI SUS, somando os reservados para Covid-19 e os de outras doenças, é de 77,96%. Na quinta (11), era de 78,12%.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que 75 pacientes do Oeste já foram transferidos em 2021 até quinta (11) para hospitais de outras regiões de Santa Catarina. Desse total, 45 pessoas foram transferidas só em fevereiro. A maioria foi feita via terrestre, com ambulância, mas houve ajuda do avião do Corpo de Bombeiros em algumas delas.

fonte=g1