A luta pela vacinação dos profissionais da educação ganhou um importante progresso nesta terça (20/4). Em reunião com a Secretaria de Educação e as entidades sindicais que representam os trabalhadores/as da educação em Santa Catarina, o governo apresentou a proposta de calendário para garantir a vacinação aos professores/as do nosso estado. Os encaminhamentos desta reunião e os prazos definidos, serão acompanhados pelo SINTE/SC a fim de garantir que esta proposta saia do papel e os profissionais sejam imunizados o quanto antes.

O cadastramento dos trabalhadores/as que receberão a vacina será feito pela direção das escolas até dia 26 de abril e repassado para a Secretária Municipal de Saúde dos municípios. Estes dados serão repassados para a Secretaria Estadual de Educação – SED, que até dia 30 de abril precisará apresentar a quantidade de doses necessárias para imunizar todos os profissionais da educação de Santa Catarina.

Pelo calendário apresentado pelo Governo do Estado, o primeiro grupo a ser vacinado serão os trabalhadores/as que estão em atividades presenciais, começando pela educação especial; educação infantil; equipe técnica e administrativa; ensino fundamental; ensino médio e ensino superior. No segundo momento serão vacinados os profissionais que estão em aulas remotas por ser do grupo de risco e depois os que realizam atividade remota como o EAD.

Apesar da apresentação deste calendário e grupos de prioridades, o SINTE/SC questiona o governo na quantidade de vacinas adquiridas para imunizar os profissionais da educação. Por ser um grande número de trabalhadores/as que atuam na educação pública e privada, é necessário que o Estado busque com urgência os recursos e garanta as doses necessárias para imunização desta categoria.

Entendemos que imunizar os trabalhadores/as da educação é um importante passo para garantir condições sanitárias seguras de retomada das aulas de forma presencial. O SINTE/SC reforça a necessidade de pressionar os governantes garantindo, inclusive legalmente, a prioridade de vacinação dos professores/as com a aprovação do Projeto de Lei de autoria do SINTE/SC, que está na Comissão de Finanças da Alesc.

Vamos juntos e juntas lutar em defesa da vida e da educação pública para todos e todas!

#SinteSC