A VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. que é uma empresa pública, sob a forma de sociedade por ações, vinculada ao Ministério dos Transportes, faz estudo preliminar para avaliar ligação ferroviária que cortaria o oeste do Estado.

Um ano depois de cancelar a primeira tentativa de licitação, a estatal Valec publicou nesta semana edital para contratar a empresa que elaborará estudos preliminares destinados à construção do trecho da ferrovia Norte-Sul que beneficia o Estado.

A obra, projetada para partir de Panorama (SP) e chegar ao porto de Rio Grande, tem 1,62 mil quilômetros e investimento estimado de R$ 6 bilhões.

Com a retomada do projeto depois de suspender o primeiro edital por denúncias envolvendo outras concorrências, a Valec espera contratar até setembro a empresa que vai elaborar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental e ter o trabalho pronto em dezembro. Quando for concluída, a Norte-Sul ligará o Rio Grande do Sul ao Pará com trens velozes.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, reuniu-se ontem em Brasília com diretores da Valec para pedir que os Estados sejam ouvidos na definição do traçado. Para Beto, a obra representaria uma revolução logística para o Estado:

A estrada entraria no Estado de Santa Catarina por Abelardo Luz passando por Chapecó. Após sair de Chapecó, cruzaria por Erechim, passaria pelas regiões de Passo Fundo, Carazinho, Santa Cruz, com ramais até Uruguaiana e Caxias do Sul, até chegar a Rio Grande.

A construção, estima o secretário, poderia começar em 2014 e a conclusão, para “daqui a seis ou sete anos”. O investimento seria federal, mas não está definido o modelo de exploração.

Integrante do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), o engenheiro ferroviário Daniel Lena Souto afirma que a Norte-Sul diminuiria os custos de transporte para o porto e de escoamento de produtos do Estado para outras regiões.

A Estrada de Ferro (EF-151) Ferrovia Norte-Sul – FNS, que ligará Barcarena/PA – Rio Grande/RS

A Ferrovia Norte-Sul (FNS) foi projetada para promover a integração nacional, minimizar custos de transporte e interligar as regiões brasileiras, por meio das suas conexões com ferrovias novas e existentes.

A integração ferroviária das regiões brasileiras será um indutor do crescimento autossustentável do país e, particularmente, possibilitará a ocupação econômica e social do cerrado brasileiro.

A construção da FNS foi iniciada por trechos, na década de 1980, a partir de sua conexão com a Estrada de Ferro Carajás-EFC. O traçado inicial previa a construção de 1.550 km, de Açailândia/MA a Anápolis/GO, de modo a cortar os Estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. Com a Lei nº 11.772, de 17 de setembro de 2008, foram incorporados a esse traçado os trechos de Barcarena/PA a Açailândia/MA e de Ouro Verde/GO a Panorama/SP.

Em 2011, a VALEC iniciou o processo de licitação para a contratação dos estudos de viabilidade do trecho de Panorama/SP a Rio Grande/RS. Com isso, será concluída a ligação ferroviária Norte Sul com 4.575,6 km de extensão, em bitola larga, de um extremo ao outro do país, o que vai configurar uma verdadeira espinha dorsal dos transportes ferroviários.

Fonte: http://www.valec.gov.br e  http://zerohora.clicrbs.com.br