A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Secretaria da Agricultura de Concórdia, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Incra, promoverá no dia 23 de julho o “Workshop Suinocultura e Agricultura Familiar: tendências, modelos alternativos e possibilidades de políticas públicas”. O evento, que acontecerá no auditório da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia, das 8h30 às 17h, pretende chegar a conclusões que subsidiem políticas públicas para o fortalecimento de arranjos produtivos locais na agricultura familiar.

A proposta do workshop é promover um encontro entre pequenas agroindústrias, cooperativas, produtores, órgãos de pesquisa e assistência técnica, secretarias de agricultura e lideranças do setor para entender quais as oportunidades que existem para iniciativas que explorem modelos alternativos dentro da suinocultura. É por isso que uma das palestras será feita por um representante de uma grande rede nacional de supermercados. André Arlin Machado, do Grupo Pão de Açúcar, falará sobre “Produtos alternativos e qualidade: definição do ponto de vista do consumidor”.

A Embrapa Suínos e Aves fará um inventário sobre “Tecnologias/processos disponíveis para o desenvolvimento de linhas de produtos diferenciados na suinocultura”. Já os representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Mauri José de Andrade e Leomar Prezotto, tratarão sobre “Linhas de financiamento do MDA” e “Legislação e inspeção”. O workshop abrirá espaço também para que representantes de pequenas associações de produtores e de pequenos frigoríficos exponham suas experiências na oferta de produtos de suínos.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Jonas Irineu dos Santos Filho, um dos coordenadores do evento, um dos diferenciais do evento será a publicação de documento com as conclusões dos debates. “Faremos logo na sequência um artigo técnico com a síntese do que foi debatido. A ideia é deixar esse documento à disposição da cadeia produtiva de suínos como subsídio para a formulação de políticas públicas ou como base para projetos privados”, explicou o pesquisador. Esse formato faz parte da nova estratégia da Embrapa Suínos e Aves na área de eventos técnico-científicos.

Fonte: Embrapa – Jornalista – Jean Vilas Boas