O Deputado Neodi Saretta comemora a parceria entre Brasil e Rússia, que deve ampliar a exportação da carne suína produzida em Santa Catarina e diminuir as barreiras entre os dois países.

Durante encontro da cúpula do BRICS – (grupo formado por Brasil, Índia, Rússia, China e África do Sul), que está sendo realizado em Fortaleza e encerrou nesta quinta-feira (17), os dois países estreitaram as relações comerciais, o que deve resultar em um aumento recorde de exportações ainda para 2014. Atualmente, Santa Catarina representa mais de 50% das exportações de carne suína para os russos. Com o anúncio do Plano de Ação para a Cooperação Econômica e Comercial Brasil- Rússia, a expectativa é que Santa Catarina supere a marca 300 milhões de dólares (R$ 700 milhões), em vendas para a Rússia ainda este ano.

“Isso representa muito para os produtores de Santa Catarina, pois a Rússia é um dos maiores mercados do mundo. Isso é um alento para essa atividade que vive tendo altos e baixos e também traz novas perspectivas para quem ainda se encontra na atividade. Santa Catarina ganha muito com isso”, assinala Saretta.

O parlamentar ainda destaca a importância dos acordos bilaterais, que nesse caso, irá diminuir as barreiras para a exportação e ajudará o Brasil e Santa Catarina a aumentar as suas exportações. Além dessa importante parceria com a Rússia, a cúpula do BRICS também debate a criação do Novo Banco de Desenvolvimento e a Reserva de Contingência, que formará uma poupança inicial de 100 bilhões de dólares.

Saretta vê a criação do Banco de Desenvolvimento do BRICS, como parte de uma nova ordem mundial, auxiliando os países desse bloco a se fortalecer economicamente e não depender exclusivamente do Fundo Monetário Internacional- FMI, para serem socorridos em possíveis crises.

Fonte: Agência Alesc

Dep. Est. Neudi Saretta