Nos dias atuais as hepatites são consideradas graves problemas na saúde pública. A hepatite é uma doença cuja ataca as glândulas hepáticas levando a uma inflamação no fígado. Ela pode ser causada pelos vírus, mas também pode ser provocada por abuso de bebidas alcoólicas, por medicamentos, drogas e outras doenças autoimunes, genéticas e metabólicas.

Na grande maioria das vezes, a hepatite não apresenta sintomas. Ela é uma doença silenciosa. As poucas vezes em que o indivíduo apresenta sintomas, ele pode sentir cansaço, dor abdominal, fezes claras, febre, tonturas, enjoos, vômitos, pele e olhos amarelados, urina escura, podendo também apresentar sintomas gástricos como má digestão, frequentemente.

Quando não é diagnosticada pode causar serias lesões no fígado podendo inclusive levar a falência hepática, ou seja, provocar uma cirrose, câncer de fígado e até a morte. A única forma de detecção das hepatites é através de exames. Estes exames são específicos para hepatites e seguem um protocolo do Ministério da Saúde.

Há vários tipos de hepatites: A, B, C, D e E. A Hepatite A é transmitida através de ingestão de alimentos ou água contaminada por fezes de pessoas infectadas pelo vírus. A Hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível, é transmitida através do sangue, relações sexuais desprotegidas, uso compartilhado de agulhas e seringas, materiais perfuro cortantes contaminados, lâminas de barbear, materiais de manicure/pedicure sem esterilização adequada, piercings, materiais para confeccionar tatuagens e na gestação, da mãe portadora de Hepatite B para bebê.

A Hepatite C é transmitida através do sangue contaminado, uso compartilhado de seringas e agulhas, uso compartilhado de cachimbos/canudos para inalação de drogas e materiais perfuro cortantes contaminados. Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993 devem fazer o teste. Na Hepatite D as formas de transmissão são as mesmas da Hepatite B e para que se desenvolva é necessário que o indivíduo seja portador de Hepatite B. A Hepatite E é transmitida pela água contaminada, fecal-oral.

As Hepatites Virais têm tratamento. Na necessidade de tratamento este é gratuito e segue o Protocolo do Ministério da Saúde, sendo indicado pelo médico de acordo com o tipo de Hepatite e o grau da lesão. Os pacientes portadores de Hepatite crônica têm acompanhamento médico e de enfermagem periódico através de exames.

Conforme dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), em torno de um milhão de mortes anualmente são devido a hepatites virais. As hepatites B e C são as principais causas de câncer de fígado no mundo.

PREVENÇÃO DAS HEPATITES B e C

  • ·Vacinar contra Hepatite B indivíduos até os 49 anos e os grupos vulneráveis;
  • ·Não compartilhar escovas de dente, lâminas de barbear e de depilação;
  • ·Não fazer uso compartilhado de seringas, agulhas, cachimbos e canudos para inalação de drogas;
  • ·Utilizar material de manicure e pedicure individualizado;
  • ·Assegurar-se que materiais para fazer tatuagens, maquiagem definitiva e piercings sejam totalmente descartáveis;
  • ·Uso do preservativo em toda relação sexual (vaginal, anal, oral).

A Prefeitura de Itá alerta: FAÇA O TESTE. É GRATUITO. VOCÊ PODE TER HEPATITE E NÃO SABER.