Exames - Foto Ascom

A Prefeitura Municipal de Itá, divulgou, no dia 23 de julho de 2014, nota em que apresenta a preocupação pelo excesso de exames solicitados pelos profissionais Médicos do município.

Leia a íntegra da nota.

Administração Municipal está preocupada com o desperdício do dinheiro público e com a saúde dos pacientes.

Através de levantamentos a Administração de Itá observou um excesso na solicitação de exames no município, o que em alguns casos pode até trazer problemas futuros para o próprio paciente.  No monitoramento se constatou que foram feitos 100 exames de raio X a mais que no mesmo período do ano passado.  Inclusive com muitos exames nem sendo retirados. Só entre os meses de fevereiro e março de 2014 foram 37 exames descartados, sem utilidade.

Esta é uma preocupação da Administração já que o raio x, por exemplo, tem  um custo elevado por ser  transportado até Concórdia para ser avaliado. O secretário de saúde de Itá, Névio Mortari destaca a preocupação. “Esses dinheiro público poderia estar sendo investido em outras áreas e programas benéficos para a saúde de toda a população itaense. Com recursos cada vez mais escassos fica difícil atender a tudo com um desperdício de uso, como no caso desses exames”, explica.

Segundo técnico em radiologia existem também o prejuízos para a saúde dos pacientes pelo uso em excesso do raio X. Por sua radiação, o exame pode alterar características físico-químico do DNA, a pessoa pode perder as defesas  do organismo, ficando mais suscetível as doenças, inclusive ao câncer. O profissional alerta que o ideal recomendado, dentro do necessário, seria a realização de no máximo um raio X por ano.

Outro ponto também questionado pela Prefeitura de Itá são os ultrassons.  Antes realizados apenas em outras cidades da região, a Administração se empenhou para trazer o benefício para Itá, chegando a diminuir o custo aos pacientes, que hoje é gratuito.  Mas 51% dos exames de ultrassom realizados não têm diagnóstico, já que não mostraram nenhum problema.  Esse dado fortalece a constatação de que muitos exames são solicitados sem a devida necessidade.

Cabe a consciência do profissional e do paciente de fazer os exames quando realmente necessário, colaborando com o orçamento municipal, além de preservar a saúde pelos riscos que causam, quando realizados em excesso.

Fonte: Prefeitura de Itá