Grupo "Ballare Italia" - Foto arquivo

Acontece no dia 03/08 em Ipumirim a Festa Taliana, evento tradicional da cultura taliana.

A tradicional Festa Taliana que acontecerá na Igreja Matriz e no Salão Paroquial no dia 03/08 comemora 30 anos do início da organização da cultura italiana no município de Ipumirim. Em dezembro de 1984, vários cantores fundaram o então GRUCOCI – Grupo Coral da Cultura Italiana, hoje Assossiassion Taliani d’ Ipumirim.

Com dificuldades e vitórias, como qualquer entidade, a semente plantada em 1984 nasceu, cresceu e deu frutos: além do grupo de cantos que hoje se denomina Cantanti d’ Armonia, a festa taliana em sua 26ª edição, o filó em sua 15ª edição e o grupo de danças Ballare Italia. A festa, em 2009, única no conjunto das suas atividades, inclusive por celebrar missa no dialeto Talian, liturgia do dia, foi destaque no Inventário Nacional do Talian.

Jurandi Bogoni Locatelli, fundadora e que nunca se afastou do grupo, comenta que os coralistas deixam de afazeres de casa para ensaiar e pagam parte das despesas quando saem, mas é muito gratificante saber que o nosso trabalho dá representatividade e divulgação para o município e a gente de Ipumirim. “O coral mantém viva a cultura das nossas famílias. Meu pai dizia que não era pra deixar morrer a cultura dos nonos. Eu tenho esse amor no meu coração. Os corais precisam ser mais valorizados”, completa.

A presidente Adelaide Suntti, que assim que chegou à cidade, em 1986 com o esposo e filhos, passou a participar do grupo em várias atividades, notadamente do preparo da polenta feita com 19 quilos de farinha, observa que “Não é fácil realizar e manter eventos como o filò e a festa, mas é preciso. É a história e a cultura da nossa gente e representa a nossa comunidade.” A presidente convida a todos para participar do filò e da festa, eventos que costumeiramente contam com excelente público “A comida típica é sempre muito deliciosa” garante.

Nedi Terezinha Locatelli, uma dos fundadores do GRUCOCI e presidente da “assossiassion” por muitos anos, conselheira do Colegiado Setorial de Patrimônio Imaterial do Conselho Nacional de Política Cultural, informa que a assinatura do reconhecimento do Talian como patrimônio cultural imaterial – língua de referência cultural brasileira está prevista para novembro, em um evento internacional. “Será, então, necessário que os municípios onde o Talian foi inventariado, como Ipumirim, – poder público e sociedade civil -, elaborem e executem um Plano de Valorização e Salvaguarda. A Festa Taliana já poderá ser uma ação do Plano” declara.

O Plano de Salvaguarda atende normas de convenções internacionais da UNESCO e da legislação brasileira através do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Maiores informações:

Adelaide: 3438.1200
Jurandi: 3438.3412 (Centro dos Idosos)
Nedi: 3438.1242

26ª Festa Taliana – domingo – 8h às 18h – Salão Paroquial e Igreja Matriz

8h às 9h – Programa Taliani Contenti, ao vivo, Rádio Aliança, de Concórdia
8h30 – Missa com bênção da saúde e distribuição dos pãezinhos de Santa Paulina
9h30 – Apresentação dos corais
11h30 – Almoço típico
Adulto – R$ 25,00
7 a 12 anos – R$ 12,00
À tarde: apresentação do Grupo Ballare Italia
Matinê (até 18h) com entrada gratuita.