O Consórcio Lambari está concluindo a segunda fase do Plano de Resíduos Sólidos exigido pelo Governo Federal através de Lei e que irá garantir o manejo e a gestão do lixo produzido pela população em todas as cidades do País. O coordenador do plano na AMAUC, Marcos Borsatti, afirma que o projeto está na segunda etapa e os levantamentos estão sendo feitos em todas as cidades do Alto Uruguai Catarinense.

Na AMAUC são apenas dois aterros sanitários. Em Concórdia e Presidente Castello Branco. As outras cidades estão investindo para que uma empresa privada faça o recolhimento e depois também de o encaminhamento correto. O Plano de Resíduos Sólidos irá apontar qual a alternativa mais viável para cada cidade no que diz respeito à situação do lixo. Se for manter a coleta e destinação com empresa privada ou construir um aterro, talvez de forma consorciada.

Os levantamentos já apontaram que os 16 municípios da AMAUC produzem juntos 2.319 toneladas de lixo ao mês. A cidade de Concórdia produz praticamente a metade, ou seja, 1.155 toneladas ao mês. Em média cada morador da AMAUC produz 530 gramas de lixo diariamente. O percentual está dentro da média nacional.

Fonte: Atual FM