Vulcão Kawah Ijen - Foto: Olivier Grunewald

O vulcão Kawah Ijen, localizado na Indonésia, chama a atenção por um espetáculo que pode ser visto exclusivamente durante a noite.

Estas imagens impressionantes foram tiradas pelo fotógrafo Olivier Grunewald, que tem documentado o vulcão Ijen na ilha de Java, na Indonésia.

Ao contrário do que parece à primeira vista o brilho azul não é lava a sair do vulcão. Na verdade, as manchas azuis são chamas que resultam da queima dos gases à base de enxofre que saem do vulcão a alta pressão e temperatura. Esses gases emergem de fissuras no vulcão a alta pressão e temperatura, até 600 ° C. Quando eles entram em contato com o ar, se inflamam, enviando chamas de até 5 metros de altura.

Alguns dos gases passam ao estado líquido, que continuam a queimar à medida que fluem pelas encostas, disse Grunewald, “dando a sensação de lava a fluir”. A queima acontece dia e noite, mas é visível apenas na escuridão.

Mineiros extraem enxofre neste vulcão há mais de 40 anos. À medida que os gases arrefecem deposita-se enxofre no estado sólido, que depois é recolhido por mineiros.

Enquanto Grunewald fotografa o fenômeno tem que usar uma máscara de proteção contra os gases tóxicos. No entanto, ele já viu muitos mineiros a usar como proteção apenas um pano molhado. Alguns deles nem sabem que o que respiram faz muito mal à sua saúde.

Fonte: National Geographic