O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), é composto por dois indicadores. O de aproveitamento – que quantifica os números de aprovações e reprovações. E outro, que é a nota média de desempenho dos alunos em avaliações nas matérias de português e de matemática.

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Itá, teve um salto de nota de 5,7 em 2009 para 6,3 em 2013, sendo que a meta projetada para 2013 era de 6,0. “O resultado foi excelente, superou nossas expectativas, além da Administração é uma conquista de todos os alunos e professores da Rede de Ensino do nosso município”, destacou a prefeita Leide Mara Bender.

O resultado se deve a vários fatores e investimentos na educação: formação continuada de professores, materiais didáticos e pedagógicos adequados, transporte para todos, merenda de qualidade.  “O investimento que o Governo Municipal de Itá faz em Educação reflete nessa avaliação do IDEB e projeta o futuro do nosso município”, completou a prefeita.

Hoje o município de Itá investe 31% de sua arrecadação em educação. Segundo a secretária de educação, Maria Vitória Sunti: “O município que investe em educação promove o ser humano e diminui as diferenças sociais, dando oportunidade  de crescimento pessoal e profissional para todos”, ressaltou.