Com o tema “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”, tem-se o início da Semana Nacional do Transito 2014.

Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, a Semana Nacional é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

A população em Santa Catarina é de 6,727 milhões de habitantes. A frota deveículos emplacados no Estado até agosto deste ano chega a 4,323 milhões. A constatação é simples: existem dois veículos para cada três habitantes em SC.

São índices como esse que foram levados em consideração na hora de definir o pedestre como foco da Semana Nacional do Trânsito, que inicia nesta quinta-feira e segue até a próxima semana, dia 25. Durante este tempo, a mobilidade urbana vai permear as discussões em todas as regiões do Estado. Cidades catarinenses como Chapecó, no Oeste, Joinville, no Norte, e Florianópolis têm programações específicas.

O Conselho Nacional do Trânsito (Contran) definiu o tema pedestre para ampliar o conceito da segurança dos mais vulneráveis, incentivando o debate sobre questões essenciais para a mobilidade urbana sustentável, segura e acessível, priorizando a circulação dos pedestres ao invés da estrutura voltada aos veículos. A campanha foi criada em 2010 para promover a valorização da vida, depois de relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte : Diario Catarinesense