Estão abertas as inscrições para os principais vestibulares do Estado e, com as provas se aproximando, inicia-se a etapa decisiva de preparação. Além de conhecer bem cada um dos exames, é importante se organizar para não se inscrever em mais de uma prova na mesma data.

A maratona de testes começa com a prova do Enem, dias 8 e 9 de novembro. O exame é o mecanismo único para a entrada no Instituto Federal Catarinense (IFC) e na Universidade da Fronteira Sul (UFFS) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também pode ser usado para compor a nota da prova da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na semana seguinte, é a vez da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) e, depois, o Sistema Acafe, que seleciona para as principais universidades privadas como Furb, Univali, Unisul e Ielusc.

Neste ano, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que também aplica vestibular em novembro, oferecerá 260 vagas a mais do que em 2013 em função dos novos cursos superiores: Tecnologia em Design de Moda (em Araranguá), Tecnologia em Alimentos (em Canoinhas e São Miguel do Oeste), Engenharia Mecatrônica (em Criciúma), Ciências da Computação (em Lages) e Tecnologia em Viticultura e Enologia (em Urupema).

Com o objetivo de ser aprovada para Engenharia Mecânica, Joana Savoldi Roman, 17 anos, organizou sua agenda de estudos em função das provas. Ela vai prestar quatro exames: Enem, UFSC, UFPR e Fuvest (seleção para a USP). Estava nos planos fazer também Acafe e Udesc, mas o calendário fez com que ela mudasse de ideia:

— As provas são um fim de semana atrás do outro, é muito puxado. Você cansa e não rende durante a semana para estudar.

A prioridade é ser aprovada na UFSC, mas não descarta as demais. Por isso, também estuda história dos outros Estados e obras de outras listas de leitura.

Fonte: Diario Catarinense