O encontro serviu para troca de experiências sobre o PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), com os professores dos municípios participantes.

No dia 28 de outubro as professoras cursistas de Itá, participantes do PNAIC, juntamente com a orientadora Mara Suhre, a coordenadora Viviani Maroso e a secretária municipal de educação, Maria Vitória Sunti, participaram do Seminário Regional e Mostra de Trabalhos do PNAIC , realizado no município de Chapecó/SC.

Na ocasião estiveram presentes mais de 1200 participantes, além de palestrantes e representantes da UFSC, envolvidos diretamente com o programa. O evento contou com palestras, oficinas e mostra pedagógica dos projetos desenvolvidos pelos profissionais das redes municipal e estadual de ensino em 82 municípios da região Oeste.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um acordo formal entre Governo Federal, estados e municípios, com o intuito de firmar o compromisso de alfabetizar crianças nas séries inicias do Ensino Fundamental até os oito anos de idade. Para tanto as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita, a fluência da leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

As ações desenvolvidas pelo PNAIC estão focadas na formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo, materiais didáticos e de apoio pedagógico, avaliações e gestão. Segundo a orientadora educacional, Elizabete Sgarbossa, que participa do programa no município: “O evento foi muito bom e esclarecedor, nele podemos ver o trabalho desenvolvido nos outros municípios e trocar experiências, acho que o PNAIC tem dado bons resultado em Itá e estamos sempre buscando fazer o melhor”, destacou.

Fonte: ASCOM Prefeitura de Itá