Falta 1 dia para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para 8 e 9 de novembro, e a dica nesta contagem regressiva é para a prova de ciências da natureza que engloba as disciplinas de química, física e biologia. O G1 ouviu a professora de biologia Thaís Faccio da Oficina do Estudante, o professor de química Sergio Braga da Oficina do Estudante, o coordenador de física do Colégio Objetivo Eduardo Figueiredo e o coordenador de biologia do Objetivo, Luiz Carlos Bellinello, para elencar os temas que podem ser cobrados na prova deste ano. Confira:

CRISE HÍDRICA E CICLO DA ÁGUA

Ecologia é um tema muito presente na prova de ciências da natureza do Enem. Neste ano, uma das apostas dos professores, é a crise hídrica principalmente na Região Sudeste e o ciclo da água. Ainda dentro desta temática, há possibilidade de caírem perguntas sobre clima e a influência do desmatamento.

EBOLA E HPV

Dentro de fisiologia humana, sempre presente nas provas do Enem, os temas que devem ser cobrados podem estar relacionados a atualidades como o ébola e a vacina contra vírus do papiloma humano (HPV). O coordenador Bellinello, do Objetivo, lembra que as questões devem abordar os assuntos como contextualização para cobrar conceitos do ensino médio, e não, especificamente sobre as doenças em si.

Causador da febre hemorrágica, o vírus do ebola é um dos mais mortais que existem. Ele mata até 90% dos infectados e ainda não há vacina nem medicamento disponível para uso na população.

O HPV é o principal causador do câncer de colo de útero, e a transmissão é feita principalmente por relações sexuais. A partir do mês de março deste ano, o Ministério da Saúde passou a aplicar as doses das vacinas em meninas com idade entre 11 e 13 anos. Algumas pacientes relataram reações.

fonte: G1