Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário terão reajuste de 11,94% nos municípios catarinenses atendidos pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). A Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Santa Catarina (Agesan) autorizou o aumento, que deve vir nas contas a partir de agosto.

O reajuste vale para todas as classes de consumo. A autorização para o aumento foi publicada nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial do Estado e incidirá nas contas a partir de 30 dias da data de publicação.

O pedido foi feito pela concessionária em maio e solicitava 13,24% de reajuste para a tarifa dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A Agência reguladora autorizou o reajuste de 11,94% considerando 8,954% de Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e 2,99% de energia.

Por lei, a Casan pode solicitar o reajuste anualmente e precisa da autorização da Agesan para a aplicação. As mudanças só podem ocorrer sempre a partir de julho, data base da tarifa.

A Casan alega que o índice solicitado para este ano representa o reajuste do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o impacto do aumento de energia dos últimos 12 meses. A empresa prevê que gastará R$ 94 milhões com energia elétrica neste ano. Em 2014 gastou R$ 53 milhões.

FONTE: ATUAL FM/G1/SC