O governador Raimundo Colombo afirmou que o Estado será parceiro da iniciativa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) que vem fortalecer a presença da família no ambiente escolar. Na manhã desta terça-feira, 14, o governador recebeu, no Centro Administrativo, em Florianópolis, o documento com o projeto que prevê instituir por lei o quarto domingo do mês de abril como o Dia Estadual da Família na Escola. “É uma ideia fantástica, que representa ganhos para o aluno e que, da nossa parte, será imediatamente encaminhada para se concretizar”, salienta Colombo.

Desde 2012, quando lançou o Movimento a Indústria pela Educação, a Fiesc, que representa o setor movido pela força das máquinas, decidiu apoiar a força das ideias e das pessoas. “Quando se investe na educação de um trabalhador, melhor será seu desempenho profissional. Ele passa a entender valores como o de cuidar da saúde, da relação com os colegas e com os clientes. O mercado também se qualifica e, consequentemente, paga melhor”, argumenta o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.

Em 2014, o tema do movimento foi a participação da família na escola e, esse ano, o desafio foi estimular ainda mais essa proposta. O Indústria pela Educação conta com a adesão de mais de 2,2 mil indústrias.

O ofício encaminhado ao governador também apresenta dados que comprovam a evolução do aprendizado de alunos que recebem o apoio dos pais na vida escolar. Estudos do Instituto Ayrton Senna e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostram um ganho de quatro meses à frente no aprendizado, em comparação com aqueles alunos em que os pais não estão envolvidos.

Ainda de acordo com os estudos, a participação dos pais na vida escolar dos filhos não requer, necessariamente, um grau elevado de escolaridade, hábitos simples como arrumar o uniforme, estimular a frequência, acompanhar o dever de casa e perguntar o que o filho aprendeu no dia de aula fazem toda a diferença para o sucesso do aluno na escola.

O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, reforça que a parceria é fundamental para elevar o nível da Educação em Santa Catarina e no Brasil. “O salto de qualidade que se espera não depende só do governo ou do gestor público, mas da sociedade como um todo. É preciso o envolvimento da comunidade tratando da Educação com a prioridade que ela merece”.

A iniciativa da Fiesc e das Federações dos Trabalhadores de instituir o Dia Estadual da Família na Escola conta com a parceria da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Secretaria de Estado da Educação (SED).

Os próximos passos do projeto

O secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, acompanhou a reunião e recebeu do governador o pedido para que o encaminhamento da proposta ocorra o mais breve possível. Depois da entrega oficial ao governador, o projeto será analisado pela Casa Civil e depois encaminhado à Assembleia Legislativa para a aprovação dos deputados.

FONTE: GOVERNO DE SANTA CATARINA