Estragos foram principalmente no interior

Entre os 48 municípios atingidos pelas chuvas em Santa Catarina, Itá ainda trabalha para voltar à rotina. Pelo menos quatro famílias estão desalojadas e as comunidades de Borboleta Baixa, Rio Engano e Passo do Uvá foram as que registraram os maiores prejuízos.

Vários deslizamentos foram registrados durante o período da chuva, principalmente no Interior.  Bueiros foram arrastados e algumas pontes ficaram comprometidas. A administração municipal trabalha forte para normalizar trafego e retomar a normalidade na cidade.

Além disso, no acesso à comunidade de Borboleta Baixa, o trecho está interditado e usuários estão usando alternativa de tráfego pela Vila Gerasul. Os maiores estragos foram nas estradas do interior, tanto gerais como nos acessos.

Conforme a prefeita Leide Mara Bender, as aulas voltaram ao normal nesta quinta-feira e todo o auxílio está sendo prestado às vítimas. “Estamos com equipes trabalhando em vários locais e a administração quer ajudar os atingidos para que retomem as atividades normais. Queremos amenizar os prejuízos, principalmente no interior”, diz.

Em Santa Catarina, 15 cidades divulgaram até agora a intenção de decretar Situação de Emergência, sendo que oito já encaminharam documentação para a Defesa Civil do Estado que vai avaliar e poderá homologar, caso alcancem índices previsto em Lei. O mesmo vale para Maravilha, Coronel Freitas e Saudades que decretaram Estado de Calamidade Pública.

Os números oficiais apontam que foram afetados 2870 catarinenses, duas pessoas morreram durante a passagem do evento. Também foram contabilizados oito feridos, 390 ficaram desalojados e 62 desabrigados. Ao todo, 935 residências foram danificadas ou destruídas no Estado.

Fonte: Ascom Prefeitura de Itá