Professores estaduais votam greve em Santa Catarina nesta terça-feira Betina Humeres/Agencia RBSSecretaria de Educação (SED) concluiu nesta quarta-feira um levantamento do calendário das escolas estaduais de SC e descobriu que, das 1,1 mil unidades da rede, pelo menos 537 irão repor alguma aula durante as férias de julho por conta da greve dos magistérios deste ano.

Uma parcela bem menor – 28, no total – deve funcionar na totalidade, provavelmente avançando também nas férias de janeiro. O recesso na rede estadual começa neste fim de semana e termina em 2 de agosto.

A greve dos professores começou em março e durou 72 dias. Ela começou principalmente por conta de uma medida provisoria que alterava a remuneração dos temporários , mas aglutinou outras pautas no caminho. No momento de maior adesão, o sindicato da categoria (Sinte-SC) calculava a adesão em cerca de 20%.

As regiões de Itajaí, Criciúma, Joinville e a Grande Florianópolis são as que terão mais reposição em julho.

Maioria teve impacto baixo

Segundo a SED, na grande maioria das unidades “apenas um ou dois professores” terão de trabalhar. Nestes casos, o aluno irá à escola para assistir somente aquela disciplina específica, e depois vai embora. Existem outras possibilidades, como um professor repor aulas para um colega ter faltado, por exemplo.

As regras para a reposição foram publicadas no Diário Oficial do Estado em 11 de junho. Segundo a portaria, a prioridade deve ser: férias de julho, depois dezembro, janeiro e, enfim, fevereiro.

Somente aulas do último ano do Ensino Médio podem ser repostas aos sábados. Também não é permitido juntar turmas.