Estão abertas até 9 de novembro as inscrições para o processo seletivo nos cursos técnicos e de graduação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O ingresso será feito no primeiro semestre de 2016. Há vagas também para cursos voltados a educação de jovens e adultos, com inscrições até 18 de novembro.  Ao todo são 4.671 vagas em 19 cidades.

Os municípios que oferecem os cursos são  Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó,Criciúma, Florianópolis, Garopaba, GasparItajaíJaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça,São Carlos, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê .

Para os cursos técnicos, a taxa de inscrição é de R$ 30 e para os de graduação é de R$ 40. Os candidatos doadores de sangue, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e integrantes de família de baixa renda podem solicitar o não pagamento da inscrição até 27 de outubro.

Inscrições podem ser feitas no site do IFSC, onde estão também os editais, com os detalhes do processo seletivo. Candidatos que não tiverem acesso à internet podem usar computadores disponíveis na instituição para esta finalidade.

Ingresso
O ingresso aos cursos técnicos do IFSC se dá por uma prova de conhecimentos gerais ou exame de classificação. Esta prova será em 6 de dezembro, pela manhã, para os cursos técnicos e à tarde para os cursos integrados (ensino médio junto com o técnico) e concomitantes (ensino técnico no IFSC e o ensino médio em outra escola). O vestibular para os cursos de graduação será em 29 de novembro.

Alguns cursos, no entanto, não terão prova de ingresso. A seleção se dará por sorteio público ou análise socioeconômica. Para estes não haverá taxa de inscrição.  A regra se aplica a cursos ofertados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e integram a educação profissional com a formação básica.

A lista dos aprovados em todos os cursos será divulgada em 22 de dezembro, a partir das 18h. Outras informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas por meio dos editais, disponíveis no portal do IFSC.

FONTE: G1/SC