A partir de terça-feira (6) 13 hospitais de Santa Catarina administrados pelo estado vão receber um cartão corporativo para gastos emergenciais. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o intuito é que cada unidade possa resolver problemas diários de baixo custo, principalmente relacionados a materiais, sem a necessidade de processos licitatórios.

Os hospitais terão autonomia para investir e um servidor da unidade ficará responsável pelo uso. O cartão possui limite bimestral de até R$ 800 para pequenos gastos e R$ 8 mil para serviços e materiais. Todos os custos serão contabilizados pela Secretaria e publicados no Portal de Transparência do Estado de Santa Catarina, informou o governo.

A secretaria disse que o cartão corporativo não vai alterar o valor mensal repassado para os hospitais. O sistema também não impede que sejam feitas licitações para compra de materiais, se for necessário.

De acordo com a secretaria, os gestores receberão os cartões a partir de terça, durante cerimônia de entrega em Florianópolis, com a presença do governador, Raimundo Colombo. Os responsáveis pelo cartão passarão por treinamento no mesmo dia.

O modelo do Cartão de Pagamentos do Estado de Santa Catarina (Cpesc) já é aplicado em unidades escolares da Secretaria de Educação, prisões estaduais da Justiça e na centrais regionais da Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

FONTE: G1/SC