Choveu 181mm até as 9h desta quinta-feira em Santa Maria

Nesta quinta-feira, 08/10, a cidade gaúcha só perdeu para Hatia, em Bangladesh. Encruzilhada do Sul, Bom Jesus e Porto Alegre também aparecem até a 24ª posição do ranking.

Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, ocupa o segundo lugar no ranking das cidades que registraram os maiores volumes de chuva em todo o mundo nesta quinta-feira, conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Com 181mm registrados nas últimas 24 horas, o munícipio só perdeu para Hatia, cidade localizada em uma ilha de Bangladesh, onde o acumulado foi de 256mm até as 9h (horário de Brasília) desta quinta.

Outras três cidades gaúchas aparecem entre as 24 primeiras colocações: Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, aparece em 16º lugar, com 92mm; Bom Jesus, na Serra, e Porto Alegre, na Região Metropolitana, respectivamente, ocupam as 23ª e 24ª posições, com acumulados de 72mm.

O ranking é atualizado uma vez por dia e divulgado pela OMM, uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU). O levantamento mostra apenas cidades onde há estações pluviométricas oficiais.

No mapa, veja a localização e o volume de chuva de algumas cidades:

 

De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, que trabalha para a Squitter Ambiental, o volume de chuva registrado em Santa Maria é o maior, em um período de 24 horas, dos últimos 31 anos. No dia 15 de abril de 1984, a cidade registrou 182mm — um milímetro a mais do que nesta quinta.

— É muita chuva. Se contabilizarmos das 6h de ontem (quarta) até as 13h de hoje (quinta), foram 245mm, segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), quase duas vezes o volume esperado para todo o mês — compara Verardo, acrescentando que a média de outubro em Santa Maria é de 146mm.

Segundo o meteorologista, outras cidades devem passar Santa Maria entre as mais atingidas nas próximas horas e dias. Embora ainda deva chover na Região Central, são as regiões Norte, Nordeste e Serra que devem sofrer mais a partir de sexta.

— Como as cabeceiras dos rios estão nessas regiões, tudo que chover lá vai descendo e deve causar aumento de todo o leito de Uruguai, Sinos, Caí, Gravataí, Antas, Jacuí e Taquari — alerta o especialista.

Fonte: Clickrbs