Porto de Itajaí está fechado às 16h (Foto: Luiz Souza/ RBS TV)Porto de Itajaí está fechado desde sexta-feira (Foto: Luiz Souza/ RBS TV)

Há seis dias com restrição para embarcações, o Porto de Itajaí passou a impedir saída de navios nesta quarta-feira (14). De acordo com praticagem, a vazão está três vezes maior do que o normal, tanto que o rio Itajaí-Açú precisará ser dragado à meia noite desta quinta-feira (15). Os prejuízo diários chegam a R$ 4 milhões.

Com 7 metros de profundidade, o rio chegou a 1,5mil m³ de água por segundo nesta manhã. “O risco de um navio bater ou prender no fundo é muito grande. Com a correnteza, a embarcação pode se descontrolar e não conseguir fazer uma manobra, o que ocasionaria um acidente”, explica o presidente da praticagem, Alexandre Gonçalves.

Até a publicação desta reportagem, nove navios esperavam para atracar no porto, uma embarcação desviou temporariamente para o Porto de Paranaguá e outra permaneceria atracada até que o rio se normalize. Apenas os barcos de pesca podem passar pelo canal de acesso.

“Com o aumento do nível do rio, é como se um gigantesco caminhão de lama se depositasse no fundo no Itajaí-Açú. Com isso, temos uma alteração na profundidade do rio”, explica Gonçalves.

Técnicos da praticagem avaliaram o fundo do rio na terça (13) e indicaram a necessidade de remover a lama. À meia-noite desta quinta-feira (15), está prevista a dragagem no rio.
“Depois de dragarmos teremos que fazer nova avaliação. Por enquanto, não há perspectivas de liberação do porto”, conclui.

Prejuízo
Diariamente, são movimentados no porto 2,5 mil contêineres. A paralisação do movimento de cargas desestabiliza a economia de toda cadeia, que trabalha direta ou indiretamente, com o porto. O prejuízo é de, aproximadamente, R$ 4 milhões ao dia.

“Na realidade, todos da cadeia pagam, mas normalmente quem acaba pagando a conta são os donos das cargas, ou seja, os importadores e exportadores, que acabam tendo prejuízos”, Heder Moritz, assessor da Superintendência do Complexo Portuário.

FONTE: G1/SC