Estudo diz que PR tem maior número de casos de abuso sexual infantil (Foto:  Itaipu/Divulgação)O Ministério Público de Santa Catarina lançou nesta terça-feira (13) uma campanha para conscientizar a população sobre a negligência contra crianças e adolescentes. O objetivo é estimular a denúncia de casos em que há falta de cuidados, de afeto, e omissão em relação à educação, por exemplo.

No primeiro semestre de 2015, em Santa Catarina, foram feitas 2.947 ligações para o Disque100, o canal para denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Destas, 37%, estavam relacionadas a negligência.
“Muitas vezes, a negligência é tratada com menos relevância por não deixar marcas aparentes. Porém, os maus-tratos podem provocar consequências ainda piores que a violência física, pois os danos psicológicos causados pela negligência afetam o desenvolvimento físico e emocional da criança”, comentou o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, Marcelo Wegner.

O presidente do Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e da Exploração Sexual Infantojuvenil, Erli Camargo vê na campanha uma forma de mostrar à sociedade que a indiferença e a falta de enfrentamento também é um tipo de negligência. “É uma oportunidade que temos de dialogar com a sociedade e mostrar a necessidade da denúncia”, completou.

Caso veja indícios de que uma criança é vítima de negligência, qualquer pessoa pode fazer a denúncia pelo Disque100. A ligação é gratuita e a denúncia pode ser feita de forma anônima.

Quando uma denúncia é recebida pelo Disque100, é encaminhada ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público do Estado. Se houver indícios de crime, é remetida, também, à Delegacia de Polícia. Caso sejam comprovados os maus-tratos, o responsável pela criança pode perder a guarda e ainda responder pelo crime de maus-tratos.

FONTE: G1/SC