Vendaval atingiu Balneário Piçarras na quinta-feira (15) (Foto: Cinthia Raasch/RBS TV)

Um jovem de 18 anos morreu na quinta-feira (15) em Balneário Piçarras, no Litoral Norte de Santa Catarina, ao ser atingido por uma descarga elétrica. Segundo a Defesa Civil, o vento forte derrubou um poste de iluminação, e a fiação energizada atingiu o garoto.

Ele foi encaminhado ao Pronto Atendimento, mas já chegou morto ao local. O corpo deve ser enterrado às 16h desta sexta-feira (16) no cemitério do município.

De acordo com a Defesa Civil, 30 residências foram afetadas pelo vendaval. Já em Pouso Redondo, o vento forte destelhou casas numa granja nesta quinta-feira à noite. Várias árvores também foram derrubadas nas comunidades de Santa Rita e Serra do Aterrado.

Ventos fortes causaram estragos em Balneário Piçarras (Foto: Cinthia Raasch/RBS TV)
Ventos fortes causaram estragos em Balneário Piçarras (Foto: Cinthia Raasch/RBS TV)

A manhã desta sexta-feira (16) começou sem energia elétrica em cerca de 38,9 mil unidades  em Santa Catarina. O número de interrupções de fornecimento era indicado pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) em sua página na internet até as 8h.

O responsável técnico pela Celesc na Grande Florianópolis, Adriano Luz, diz que a causa provável da falta de energia é a chuva e o vento forte das últimas horas. “Nossas equipes estão investigando os locais com o maior registro da queda de luz”, comenta.

41 municípios
Com o granizo e ventos fortes registrados no estado na tarde desta quinta-feira (15), subiu para 41 o número de municípios que tiveram algum dano causado pelo mau tempo. Desde o dia 8 de outubro, chuvas, granizo, temporais e vendavais atingem Santa Catarina.

Pelo relatório divulgado pela Defesa Civil às 21h desta quinta, 7.677 pessoas foram afetadas. Dessas, 622 estavam desalojadas e 316, desabrigadas. Foram 1.619 casas e sete instalações públicas danificadas.

Defesa Civil registrou destelhamentos em Balneário Piçarras (Foto: Cinthia Raasch/RBS TV)

Entrou para a lista nesta quinta Doutor Pedrinho, no Vale do Itajaí, que registrou granizo e ventos fortes. Um total de 20 casas foram destelhadas e 80 foram afetados.

Também no Vale do Itajaí, uma creche de Ilhota teve o forro danificado por um vendaval. O mesmo fenômeno atingiu Concórdia, no Oeste, que registrou 30 casas atingidas e 120 pessoas foram afetadas.

Por enquanto, Lebon Régis, também no Oeste, foi o único município a decretar situação de emergência. Lá, também foi registrada a primeira morte relacionada ao mau tempo. Um homem que morreu depois de ser atingido por um raio no dia 8 de outubro.

Porto fechado
Com restrições para ingresso de navios desde sexta-feira (9), o Porto de Itajaí fechou totalmente nesta quarta-feira (14). O rio Itajaí-Açu baixou 1,20m, nesta quinta, segundo a praticagem do porto. Às 6h, o nível do rio, era de 6,13m.

De acordo com a praticagem, o porto deve permanecer fechado por tempo indeterminado. Os prejuízos chegam ao R$ 4 milhões ao dia.

Rancho usado como depósito desabou em Doutor Pedrinho (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

FONTE: G1/SC