Em 20 de dezembro, começa o atendimento da terceira unidade de oncologia pediátrica, para o tratamento de crianças com câncer, de Santa Catarina. O Hospital da Criança vai abrir a especialidade em Chapecó e receber pacientes de toda a região Oeste do estado.

Atualmente, cerca de 70 famílias dessa área precisam se deslocar todos os meses até um dos outros dois hospitais catarinenses com oncologia infantil, em Florianópolis e Joinville, no Norte.

Uma dessas crianças que precisam do tratamento é Vítor Zamboni, de 3 anos. Ele vai para a capital sempre que vai fazer quimioterapia. A família dele esperava com ansiedade o início do tratamento no Hospital da Criança.

“Vai se tornar mais fácil não precisar viajar daqui a Florianópolis. Todo esse transtorno para ele, que é cansativo. Durante o tratamento, ele se debilitava muito com essas viagens”, contou a mãe, Maricléia Zamboni.

Vítor é uma das crianças que não precisará mais ir a Florianópolis para fazer tratamento (Foto: Reprodução/RBS TV)

Atendimento para a região Oeste

A oncologia no Hospital da Criança vai ajudar pacientes de 116 cidades do Oeste. “Era um grande anseio da região como um todo, atendendo desde Curitibanos até Dionísio Cerqueira, aqui em Chapecó, reduzindo a necessidade de deslocamento, reduzindo a distância”, disse o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing.

A médica já está contratada e começa a partir da próxima semana a acompanhar as crianças que estão atualmente em tratamento no Hospital Infantil em Florianópolis. O objetivo é que elas comecem a ser atendidas no Hospital da Criança em 20 de dezembro.

FONTE: G1/SC