Por seis votos a dois a Câmara de Vereadores de Itá rejeitou a indicação da vereadora Lovaine Stocco (PDT) para redução de pelo menos 20% do salário dos legisladores no município. A indicação foi à votação na sessão desta segunda-feira (19). Votaram contra a proposição os vereadores Leandro Sartoretto (PT), Augustinho Squena (PP), Claudino Eckert (PSDB), Nilso Martello (PSDB) e Claodir Valcarenghi (PMDB). Votaram a favor a própria Lovaine Stocco e Maiquer Gritti (PP).

Foi retirado de pauta pela Mesa Diretora da Câmara de Itá a indicação da vereadora Lovaine Stocco (PDT) que pede a redução em pelo menos 20% dos salários da prefeita, do vice e dos nove vereadores. A indicação foi protocolada no dia 22 de setembro. No dia anterior ela havia apresentado em tribuna a sugestão aos colegas de Legislativo.

A indicação havia sido reapresentada pela pedetista depois que a assessoria jurídica da Câmara solicitou alterações na proposta para ser analisada em plenário conforme determina o Regimento Interno do Legislativo. A indicação da vereadora tinha por objetivo amenizar a crise financeira instalada no país e, consequentemente, nos municípios brasileiros. “Não dá para acreditar”, lamenta a vereadora.

Indicação semelhante feita por Lovaine direcionada ao Executivo (prefeito e vice-prefeito) foi aprovada em plenário e encaminhada para a prefeita Leide Mara Bender que deverá se posicionar nos próximos dias sobre o assunto. Em Itá os valores brutos de salários são: prefeita cerca de R$ 12 mil e vereadores que é de R$ 2.055,30 líquidos.