-

Uma programação especial está preparada para cerca de 600 alunos da rede municipal da região do Alto Uruguai Catarinense, nos dias 21 e 22 de outubro. É a realização do projeto “A criança e a natureza: educação ambiental na Embrapa – pesquisa e meio ambiente”, uma promoção do Consórcio Lambari e da Embrapa Suínos e Aves, com o apoio do Centro de Diagnóstico de Saúde Animal – Cedisa, do Parque Fritz Plaumann – ECOPEF, do Centro de Divulgação Ambiental – CDAComitê do Rio Jacutinga e Contíguos. O projeto neste ano será desenvolvido em uma dinâmica de Dia de Campo e tem como tema a educação ambiental e o desenvolvimento da pesquisa e da ciência nesse contexto.

Os alunos serão recebidos na Embrapa Suínos e Aves, em quatro turnos. Elas serão recepcionadas por monitores, que as conduzirão ao auditório para a abertura. Esse momento será de boas vindas, distribuição de brindes e orientação para a programação. Os personagens Fritz e Toni participam também. Em seguida, as crianças visitam cinco estações: Ciência no Laboratório; Ciência na Avicultura e Suinocultura; Ciência no Meio Ambiente: Restauração da mata ciliar; Ciência no Meio Ambiente: Macrófitas; e Ciência no Meio Ambiente: Qualidade da água.

Para a chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Janice Zanella, este projeto vai além de reforçar a imagem institucional da Embrapa. “A intenção é que eles percebam como a ciência está presente no nosso dia-a-dia e que ela contribui com a questão ambiental”, destacou. “Tudo está sendo preparado pensando nesta aproximação do tema ciência e meio ambiente”.

As crianças que participam do evento são alunos das escolas municipais de Concórdia, Paial, Seara, Irani, Ipumirim, Lindóia do Sul, Itá, Alto Bela Vista, Arabutã, Peritiba, Presidente Castello Branco, Jaborá e Piratuba.

O projeto – Desde 2004 o Consórcio Lambari promove o Programa Regional de Educação e Interpretação Ambiental com o objetivo de ampliar o ciclo de trabalhos de uma maneira mais dinâmica. O projeto “A criança e a Natureza” faz parte desse programa e é realizado anualmente nos municípios de abrangência da AMAUC, sempre com um tema específico. As crianças recebem materiais e informações sobre o tema e trabalham nisso durante um período. Depois, os alunos com os melhores trabalhos fazem uma visita no município que está sendo o foco.

Neste ano, porém, o projeto ganhou a parceria da Embrapa, com o intuito de inserir a pesquisa e a ciência no contexto ambiental. “Nos últimos anos, instituições públicas e privadas vêm demonstrando crescente interesse em fomentar a Educação Ambiental, o que tem se dado de vários modos.

Partindo do princípio de que é possível a inserção da dimensão ambiental via Ciência/Tecnologia/Sociedade no processo de ensino e aprendizagem, optamos em construir esta parceria com a Embrapa e realizar nosso programa lá”, destacou o gerente do Consórcio Lambari, Roberto Kurtz Pereira. “As demais instituições, como CEDISA, ECOPEF, CDA e Comitê do Rio Jacutinga vieram somar nesse trabalho e quem sai ganhando são as crianças, que conhecerão, de maneira interessante, como a pesquisa está contribuindo com meio ambiente”, enfatizou.

O projeto “Dia de Campo da Ciência: A criança e a natureza” também faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, instituída pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Serviço:
Local:
Embrapa Suínos e Aves, Concórdia/SC

Horários:

Dia 21 e 22/10 – manhã
Abertura: 9 horas
Dinâmicas: 9h15 às 10h30

Dia 21 e 22/10 – tarde
Abertura: 14 horas
Dinâmicas: 14h15 às 15h30