IFRS abre inscrições para processo seletivo No Campus Erechim, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), há mais de 300 vagas disponíveis para ingresso, em quatro cursos técnicos e quatro superiores

Cursos técnicos e superiores gratuitos oferecidos em 16 municípios do Estado terão processo seletivo de estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). As vagas são para os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (Centro e Restinga), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. No total, são mais de 4.000 mil vagas, 306 vagas delas no Campus Erechim, que oferece ingresso em quatro cursos técnicos e quatro superiores.

As inscrições estão abertas até 9 de novembro, pelo site ingresso.ifrs.edu.br ou no campus (localizado na Rua Domingos Zanella, 104, Bairro Três Vendas), que disponibiliza computadores conectados à internet para os candidatos. A taxa de inscrição custa R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os superiores. É possível solicitar isenção da taxa até o dia 27 de outubro.

As provas serão aplicadas em 6 de dezembro e o início das aulas ocorrerá no primeiro semestre de 2016. Para acompanhar todas as informações, ter acesso ao Manual do Candidato (que informa os conhecimentos que serão avaliados nas provas) e às orientações sobre a isenção da taxa de inscrição, acompanhe o siteingresso.ifrs.edu.br.
Enem e Sisu

Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS pode ser utilizando a nota do Enem a partir do ano de 2009. Para isso, no momento da inscrição, o candidato deverá optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Enem”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (entre 2009 e 2015).

Para os cursos superiores, além do processo seletivo próprio do IFRS, a outra possibilidade de ingresso é concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aguardando as inscrições e as orientações que serão definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

>> Opções de cursos, turnos e número de vagas* no Campus Erechim
> Técnico em Alimentos (subsequente ao Ensino Médio): noite, 32 vagas
> Técnico em Finanças (subsequente ao EM): noite, 40 vagas
> Técnico em Logística (subsequente ao EM): noite, 40 vagas
> Técnico em Mecânica (subsequente ao EM): noite, 32 vagas
> Bacharelado em Engenharia de Alimentos: noite/tarde, 30 vagas
> Bacharelado em Engenharia Mecânica: integral, 50 vagas
> Tecnologia em Design de Moda: vespertino, 32 vagas
> Tecnologia em Marketing: noite, 50 vagas
* Metade das vagas será preenchida pelo processo seletivo, e a outra metade mediante o ingresso via Enem/Sisu

DATAS IMPORTANTES
Inscrições: até 9/11/2015
Período de solicitação de isenção da taxa de inscrições: até 27/10/2015
Provas: 6/12/2015

Fonte: AU Online